Kart: Rafael Martins começa hoje sua primeira participação internacional

O kartista paulista Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) faz neste final de semana (9 e 10/01) sua estréia em pistas internacionais, disputando no circuito Homestead Karting – Florida, EUA – a categoria Rotax MiniMax do Florida Winter Tour.

Esta é a décima primeira edição do Florida Winter Tour, um dos mais concorridos certames do kartismo norte-americano, que nesta edição já superou o recorde de inscritos de 2008, que contou com 486 pilotos inscritos nas treze categorias que integram o certame, oriundos de 23 países, 24 estados dos EUA e de seis províncias canadenses. O Florida Winter Tour é composto de seis corridas em três etapas disputadas no sistema de rodada dupla, nos circuitos de Homestead – Miami Speedway (9 a 11/01); Homestead – Miami Speedway novamente (13 a 15/02) e Ocala Grand Prix (13 a 15/03), quando serão conhecidos os campeões.

Campeão em 2008 da categoria Cadete na Copa São Paulo de Kart Granja Viana, Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello) conquistou a vaga para competir no Florida Winter Tour ao vencer o Qualifyng Brasil, promovido pelo coach internacional e Hexacampeão Brasileiro de Kart, Paulo Carcasci. Martins está inscrito na categoria Rotax MiniMax e esta será também sua primeira competição com propulsores dois tempos, já que no Brasil compete com motores de quatro tempos.

A Rotax MiniMax é certamente a categoria mais “internacional” do evento, já entre seus quase quarenta pilotos inscritos estão representantes da República Dominicana, El Salvador, Jamaica, México, Brasil, Itália, Canadá e, naturalmente, dos Estados Unidos. Entre eles o campeão da última temporada, o norte-americano Dore Chaponick, o campeão do Canadian National Championship, Jesse Lazare e o campeão nacional dos EUA, Jack West. Nessa lista de “favoritos” também estão inseridos o brasileiro Pietro Fittipaldi (neto de Emerson Fittipaldi), Jordan Perry e Dalton Seargent, profundos conhecedores dos segredos de Homestead e da categoria.

Mesmo assim Rafael Martins é considerado pelos organizadores um dos concorrentes que poder vir a surpreender, junto aos norte-americanos Santino Ferrucci e Grant Quilan, bem como do italiano Mattia Drudi.

Nesta sexta-feira acontecerão os treinos livres cronometrados, quando os pilotos buscarão os melhores ajustes em seus micromonopostos para a tomada de tempos e primeira das duas corridas da rodada, que acontecerão amanhã (sábado 10/01). No domingo acontece nova tomada de tempos classificatórios e a prova final da etapa. Ontem (8/01) Rafael Martins fez seu primeiro contato com a pista e o equipamento que utilizará nesta competição e o representante da Applebee’s/ Teuto/ Tofanello conseguiu adaptar-se rapidamente ao traçado do circuito norte-americano, mas como os treinos são curtos – apenas oito minutos cada sessão – ainda não conseguiu encontrar a melhor forma de conduzir seu chassis Mini “calçado” com pneus Mojo, extremamente diferentes dos utilizados no Brasil, já que os quatro pneus possuem a mesma largura.

“Ao todo o Rafael deu 50 voltas no traçado de Homestead. Ele pegou rápido o traçado, mas a dificuldade está em aprender a pilotar com os pneus Mojo, pois, na pratica, o kart fica com quatro pneus traseiros, já que não existem pneus mais finos para a dianteira e mais largos para a traseira, com utilizamos no Brasil e nas provas CIK/FIA. O kart fica com muita ‘frente’ e a traseira escorregando muito. Hoje – sexta-feira – vamos tentar novos ajustes e ver se conseguimos reduzir a diferença de cerca de meio segundo por volta do top five da categoria”, esclareceu Oswaldo Neto, pai do piloto paulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *