Kart: Sábado de recorde na Copa SP Light

O último sábado, dia 10 de maio, ficou registrado no calendário da Copa São Paulo Light como a data de sua prova mais movimentada da temporada. Durante a realização da quarta etapa, disputada no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barurei – SP, 127 pilotos alinharam seus karts para a largada, superando o número de 124, registrado na prova de março.

Com tantos pilotos no kartódromo estava difÁ­cil de transitar até mesmo na área de boxes que foi completamente tomada por mecânicos, chefes de equipe, familiares e imprensa. Todos os times queriam figurar entre os mais rápidos do dia e atuaram intensamente para proporcionar Á  cada um dos pilotos o melhor equipamento para as disputas.

Rafael Cançado, diretor da RBC Preparações, responsável pelo fornecimento de todos os motores do Light, comentou o crescimento de mais de 10% no número de pilotos. “Com a proximidade do Campeonato Brasileiro a tendência dos pilotos de todas as regiões do paÁ­s é de intensificarem sua preparação. O Light é considerado por todos como o Campeonato mais competitivo da atualidade e que tem suas categorias mais próximas Á s do Brasileiro. Assim, recebemos pilotos que residem de norte Á  sul do Brasil que vem para cá se prepararem para o campeonato Nacional”.

Mas, para ter o Campeonato mais competitivo da atualidade, o Light tem um trabalho muito grande que não pode ser visto na pista.  “Para esta etapa a equipe da RBC passou todos os motores que vieram para São Paulo no dinamÁ´metro. Equalizamos mais de 200 propulsores e ficamos realmente muito satisfeitos com o resultado. Na tomada de tempos da Cadete, por exemplo, foram 27 competidores dentro de um segundo. Na Sprinter “A”, principal classe do Light, todos os pilotos ficaram separados por apenas 4 décimos. Em todas as outras categorias tivemos uma etapa muito disputada o que nos deixou satisfeitos com o trabalho realizado”, finalizou o promotor.

A prova da Mirim abriu as disputas. Com 10 garotos alinhados, dois a mais que na última corrida, os pilotos fizeram uma bateria extremamente disputada. Eles formaram um único bloco e durante as 15 voltas se revezaram entre praticamente todas as posições. Ao final Leonardo Raucci venceu com Luis Felipe Branquinho em segundo e Gabriel Donse, em terceiro.

Até esta etapa do Light a prova da Cadete realizada neste sábado foi a mais emocionante de todo o Campeonato. Dois grandes blocos se formaram na pista onde receberam simplesmente os 31 garotos que estavam na pista. A cada curva as posições se alternavam e, ao final, a bandeirada foi recebida por três karts alinhados. O vencedor foi Rafael Martins, que havia largado do nono posto, seguido por Renato Júnior e Igor Santana.

Mais uma prova extremamente disputada foi a da categoria Júnior. Após largar da pole-position Guilherme Salas perdeu algumas posições na largada e deu inÁ­cio a prova de recuperação. Jean Aguiar, Jean Paturle e Cacé Almeida travaram uma verdadeira batalha pela liderança que, a quatro voltas para o final, acabou sendo desfeita por um acidente que beneficiou Bruno Bonifácio que, neste momento, assumiu a ponta para não mais perdê-la até a bandeirada da vitória. Salas terminou com o segundo posto e Aguiar, mesmo após o acidente, ficou em terceiro.

Pela Júnior Menor, confirmando a excelente fase, Victor Franzoni foi o nome do final de semana. O piloto simplesmente liderou todas as atividades do final de semana, fez a pole-position, marcou a volta mais rápida da prova e ganhou a etapa com folga. Cayan Chianca, que largou da 11ª posição, chegou em segundo e Lukas Moraes, foi o terceiro.

A prova seguinte reuniu os pilotos da Master “A” e “B”. O baiano Euvaldo Luz dominou na “A” marcando a pole e vencendo a prova. Na “B”, por sua vez, Márcio Salomão confirmou o bom tempo feito na tomada de tempos e, mesmo tendo feito apenas a terceira marca do Top-Qualify, o piloto venceu a prova seguido por Marcelo Okazaki e Marcello Meneghel.

Com os pilotos mais experientes da Copa São Paulo Light a Super Sênior levou 10 pilotos para a pista. Jaime Drummond fez a pole, mas, o nome da etapa foi Eduardo Pedra. Após largar da terceira posição o piloto venceu a prova sob forte pressão de Luiz Nista, que finalizou no segundo posto. Nove segundos depois chegou Jédson Vicente, em terceiro.

A penúltima prova da etapa foi da categoria Sprinter “B”. Emanuel da Silva Neto, vencedor da primeira etapa, garantiu a pole-position, mas, na corrida, a estrela que brilhou foi a do carioca Luir Miranda. O piloto largou da segunda posição e venceu a prova com quase dois segundos de vantagem para o segundo colocado, Felipe Bechtold. Silva Neto acabou terminando com a terceira posição.

Finalizando o dia de competições os pilotos da Sprinter “A” tomaram a pista. Com apenas quatro décimos separando todos os 13 pilotos do grid a expectativa para a prova era muito grande. Bruno Andrade largou da primeira posição, mas, o dia era do brasiliense Luis Felipe Nasr. Mesmo sem ter participado dos treinos da sexta-feira o piloto não teve dificuldades para assumir a ponta e vencer a corrida com mais três segundos de vantagem para o segundo colocado. Fernando Resende Filho, após largar da sétima posição, chegou em segundo e Andrade foi o terceiro.

Esta etapa finalizou a primeira turno da Copa São Paulo Light que agora terá sua pontuação refeita e, desta nova tabela, sairá o grid de largada da próxima etapa, que será realizada em sistema de rodada dupla, no dia sete de junho, também no Kartódromo Aldeia da Serra.