LMS: Bruno Senna corre com novo parceiro na Le Mans Series

Treinos para os 1.000 Km do Algarve começam nesta quinta-feira.

Ao lado do português Tiago Monteiro, seu novo companheiro na equipe Oreca, Bruno Senna volta nesta quinta-feira Á  pista na abertura dos treinos dos 1.000 Km do Algarve, terceira etapa da Le Mans Series. Piloto regular do FIA WTCC, onde ocupa a oitava colocação do campeonato, Monteiro substituirá o monegasco Stéphane Ortelli, com quem Bruno dividiu o cockpit do Oreca LC70-AIM nas etapas de Barcelona (Espanha) e Spa-Francorchamps (Bélgica).

Monteiro integrou o time da Oreca junto com Bruno e Ortelli nas 24 Horas de Le Mans no mês passado. A tradicional prova de longa duração, no entanto, constitui-se em prova isolada do calendário de endurance e não conta pontos para a Le Mans Series. Com o propósito de “pegar a mão” do traçado, Bruno participou há duas semanas de uma sessão de testes com um monoposto de Fórmula Le Mans na pista do Algarve, localizada em Portimão, no sul do paÁ­s.

Embora o autódromo seja um dos mais novos da Europa – foi inaugurado no ano passado e no inÁ­cio da temporada chegou a receber a Fórmula 1 nos treinos de inverno -, Bruno ficou impressionado com o desnivelamento da pista. “É a mais ondulada que já vi, muito mais até que a de Hungaroring, que conheço da Fórmula GP2. É um circuito muito técnico e difÁ­cil. Nosso desafio nos ensaios será exatamente acertar o carro nesta superfÁ­cie tão irregular. Não será fácil encontrar o caminho”, comentou Bruno.

O circuito do Algarve mede 4.652 metros de comprimento, com seis curvas Á  esquerda e nove Á  direita. No primeiro dia de atividades, serão duas baterias de treinos – uma com uma hora de duração, a partir das 11h45 (BrasÁ­lia), e outra com duas, das 16h30 ás 17h30. Na sexta-feira, a terceiro sessão livre terá novamente 60 minutos, Á s 8h45, enquanto as posições do grid serão definidas na tomada classificatória de apenas 20, das 14h40 Á s 15 horas.

Além da presença de Tiago Monteiro ao lado de Bruno Senna, outra novidade da etapa portuguesa é o horário da prova, cujas 215 voltas serão cumpridas majoritariamente no perÁ­odo noturno. A largada está prevista para as 19h15 locais (14h15 de BrasÁ­lia) e a bandeira quadriculada deverá ser agitada para os vencedores cerca de seis horas depois. Trinta e cinco carros, divididos em quatro categorias – LMP1, MP2, GT1 e GT2 -, estão inscritos. Na LMP1, que reúne os esporte-protótipos mais velozes, os principais adversários de Bruno serão os Lola Aston Martin, Audi RS10 TDI e Pescarolo-Judd.