LMS: Bruno Senna é o 3º mais veloz na Bélgica

Foi um começo melhor que o esperado. Apenas um décimo atrás dos mais velozes do dia, Bruno Senna terminou em 3º lugar os treinos livres que abriram a programação dos 1.000 Km de Spa, segunda etapa da Le Mans Series. Com a aerodinâmica revisada, o Courage-Oreca LC70-AIM equilibrou a disputa com o favoritÁ­ssimo Peugeot 908 turbodiesel nas poucas voltas com pista seca antes que a tradicional chuva da região despencasse sobre o autódromo. A paridade não poderia ser mais eloqüente: o trio Marc Gene/Alexander Wurz/David Brabham, com o Peugeot 908, e a dupla Olivier Panis/Nicolas Minassian, dividindo o segundo carro da Oreca Racing, igualaram a volta mais rápida da sexta-feira.

Apesar do inÁ­cio animador, Bruno se mostrou cauteloso na análise dos resultados da prática de 90 minutos. “O carro ainda está muito ruim no seco. Nas curvas de alta, como Blanchimont e Eau Rouge, a traseira está tão nervosa que dá até para assustar. Precisamos trabalhar bastante no acerto antes da sessão classificatória deste sábado”, avisou Bruno, que corre ao lado do monegasco Stéphane Ortelli e estreou na categoria de protótipos com o 3º lugar nos 1.000 Km da Catalunha (Espanha) em abril.

Se o rendimento com os pneus lisos chegou a preocupar, Bruno voltou a demonstrar toda a facilidade de ambientação ao piso molhado. “Para dizer a verdade, prefiro que chova. Hoje, estávamos muito bem quando tinha mais água no circuito. Nesses momentos, eu era um segundo mais rápido que o Panis. Sobre os Peugeot 908, a vantagem era ainda bem maior, três segundos”, comparou. No ano passado, Bruno conquistou a pole na Fórmula GP2 com pista molhada.

Embora reconhecendo que a classificação dos ensaios possa ser ilusória, Bruno acredita que os Peugeot 908 estão encontrando mais trabalho que o esperado. “Houve uma mudança na construção dos pneus Michelin e eles parecem estar em dificuldades com a tração e a aderência dos traseiros. De qualquer forma, vamos ter de esperar até amanhã. Aqui, é impossÁ­vel fazer previsões sobre o tempo, porque pode acontecer de tudo no mesmo dia.”

O qualifying será realizado neste sábado das 8h55 Á s 9h15 pelo horário de BrasÁ­lia. Cinqüenta e um carros, divididos em quatro classes – LMP1, LMP2, GT1 e GT2 -, estão participando da prova.

Os 10 mais rápidos de hoje:

1 – Marc Gene/Alexander Wurz/David Brabham, Peugeot 908 Hdi-FAP, 2min06s740 (198,946 km/h)
2 – Olivier Panis/Nicolas Lapierre, Courage-Oreca LC70-AIM, 2min06s740
3 – Bruno Senna/Stéphane Ortelli, Courage-Oreca LC70-AIM, 2min06s846
4 – Jean-Christophe Boullion/Christophe Tinseau, Pescarolo Judd, 2min06s930
5 – Nicolas Minassian/Christian Panegaud/Christian Klien, Peugeot 908 Hdi-FAP, 2min07s658
6 – Danni Watts/Nick Leventis/Peter Hardman, Ginetta Zytek, 2min07s860
7 – Harold Primat/Miguel Ramos/Darren Turner, Lola Aston Martin, 2min07s936
8 – Bruce Jouanny/João Barbosa, Pescarolo Judd, 2min10s050
9 – Thomaz Erdos/Mike Newton, Lola Mazda, 2min11s920
10 – Andrea Belicchi/Marcel Fassler/Nicolas Prost, Lola Aston Martin, 2min12s048