LMS: Mil Milhas Brasil se consolida e integra Le Mans Series

Pela primeira vez os principais carros de Endurance do mundo correrão na América Latina.

A prova mais tradicional do automobilismo brasileiro ganha ainda mais importância em 2007. Depois de trazer os melhores carros Gran Turismo do mundo na última edição, a Mil Milhas Brasil passa a integrar o calendário da Le Mans Series a partir deste ano. A categoria, que reúne os mais velozes protótipos do mundo, fará pela primeira vez uma etapa na América Latina. Com a organização de Antonio Hermann e Ricardo Pereira, a corrida encerra o campeonato no dia 10 de novembro de 2007, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

“É um sonho que se realizou. A união com a Le Mans Series é o resultado de muito trabalho, que começamos há dois anos. Tenho certeza que a categoria vai agradar ao público brasileiro”, disse o organizador Antonio Hermann.

Entre os destaques da categoria de Endurance, provas de longa duração, estão máquinas com valores superiores a 5 milhões de dólares e tecnologia de Fórmula-1 como o novo Peugeot 908, que contará com o campeão mundial de Fórmula-1 Jacques Villeneuve, e Audi R-10, ambos com a revolucionária tecnologia Diesel para competição, o também novo protótipo Porsche Spyder RS, o Courage C65, MG Lola, Pescarolo Judd, Creation Judd e carros Gran Turismo como Porsche 997, Ferrari F430 e 550, Panoz Esperante, Corvette C6-R, Saleen S7-R, Aston Martin DBR-9, entre outros. Os carros são divididos em quatro categorias LM P1, LM P2, LM GT1 e LM GT2 de acordo com as especificações técnicas.

“A Confederação Brasileira de Automobilismo saúda com entusiasmo a nova fase da tradicional prova Mil Milhas, agora fazendo parte do calendário da Le Mans Series. Trata-se de uma nova etapa na internacionalização desta disputa, cujo primeiro passo foi dado nesta gestão para incluir a Mil Milhas no calendário internacional da FIA. O sucesso desta ação da CBA resultou no aprimoramento das gestões técnica e desportiva, que têm sido conduzidas nos últimos anos sob os mesmos critérios que a Confederação adota por ocasião do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo Paulo Scaglione.

Calendário 2007

A temporada da Le Mans Series em 2007 inicia com os testes coletivos em Paul Ricard, na França, nos dias 25 e 26 de março. Na seqüência, serão realizados os 1000Km de Monza, no dia 15 de abril, 1000km de Valência na Espanha, em 6 de maio, 1000Km de Nürburgring, no dia 1º de julho, 1000Km de Spa-Francorchamps, em 19 de agosto, 1000Km de Silverstone, em 16 de setembro, e o encerramento em Interlagos, com a Mil Milhas Brasil em 10 de novembro.

“A etapa da Le Mans Series no Brasil é justificada pela rica história desta prova. A Mil Milhas Brasil demonstrou muita força para a categoria, tanto que atravessaremos o Atlântico e adicionaremos a corrida ao calendário oficial. Nós estamos realmente felizes com essas decisões”. comentou Patrick Peter, organizador da Le Mans Series.

A Le Mans Series foi fundada em 2004 pelo A.C.O. – L’Automobile Club de L’Ouest, criador e organizador da mais importante corrida de automóveis do mundo que é a 24 Horas de Le Mans. Nas últimas três temporadas a Le Mans Series ganhou notoriedade e credibilidade amparada na herança da 24 Horas de Mans.

“A associação entre Mil Milhas Brasil e Le Mans Series é um bem sucedido casamento entre a legendária corrida da América do Sul e a mais famosa categoria de Endurance do mundo. Eu só posso estar satisfeito com essa união. Como dois presentes deste casamento temos uma estrutura diferente para uma corrida de Le Mans Series e um tom de Le Mans em um continente diferente, o que dará uma bela contribuição ao automobilismo mundial”, falou Jean Claude Plassart, presidente do L’Automobile Club de L’Ouest.

A temporada de 2006 teve média de 45 carros no grid, envolveu 160 pilotos e 44 equipes de 11 nacionalidades diferentes. A cobertura de TV atingiu mais de 800 milhões de lares durante o ano através da transmissão de 40 emissoras em 200 países.

Com o anúncio do retorno da Peugeot às corridas de Endurance, a participação do protótipo da Audi, que dominou as provas de longa duração nos últimos anos, do Porsche Spyder RS, da Pescarolo Sport (campeã de 2006), a temporada de 2007 promete ser espetacular superando as anteriores.

“A última vez que pilotei em Interlagos foi na Fórmula-1. Estou muito feliz com esta etapa da Le Mans Series no Brasil e a equipe Pescarolo Sport tentará mais vez ganhar o campeonato”, finalizou Henry Pescarolo, ex-piloto de Fórmula-1 e chefe da equipe campeã da última temporada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *