Mercedes-Benz Challenge chega Á  metade da temporada com desafio de circuito inédito

– Etapa de Mogi Guaçu será a quarta das oito previstas para 2017
– Regra do descarte de um resultado já influencia estratégia de pilotos e equipes
– Enquanto lÁ­der da CLA AMG Cup tenta manter vantagem, disputa pela ponta na C 250 Cup é apertada

Na etapa do próximo domingo (6), no Autódromo Velo CittÁ , interior de São Paulo, o Mercedes-Benz Challenge chega Á  metade da temporada 2017. Inaugurado em 2011, o circuito de Mogi Guaçu receberá pela primeira vez os carros das duas divisões que compõem o campeonato, com transmissão ao vivo pelo canal BandSports, a partir das 10h50.

O novo regulamento do Mercedes-Benz Challenge começa a ocupar mais os cálculos das equipes a partir do final da primeira metade da temporada. “Segundo as novas regras, podemos descartar o pior resultado das oito provas programadas para este ano. Além disso, a última corrida concederá 50% de pontos extras – ao invés de ter pontuação dobrada como em 2016”, observa o paranaense Lorenzo Varassin, autor de duas poles e uma vitória nas três provas anteriores. “Isso significa que a pontuação máxima possÁ­vel na temporada foi reduzida em 22 pontos, se levarmos em conta todas as novas variáveis do regulamento. Ou seja, daqui para a frente cada ponto deve ser muito mais valorizado, pois perdê-lo pode custar muito caro no final do campeonato. Quem quiser ser campeão terá que pensar assim”, sugere o paranaense, que tenta seu primeiro tÁ­tulo na categoria CLA AMG Cup do Mercedes-Benz Challenge.

Na categoria CLA AMG Cup, a liderança é do gaúcho Fernando Junior, da equipe WCR. Campeão da temporada 2015, o piloto de Santa Cruz do Sul chega ao Velo CittÁ  com o objetivo de tentar manter a vantagem que construiu até o momento. Com 55 pontos, Fernando está 17 pontos Á  frente do vice-lÁ­der e tem boas chances de sair de Mogi Guaçu ainda no topo da tabela.

A concorrência, no entanto, não se acomoda. Quarto colocado na etapa anterior, disputada em Curitiba (PR), o goiano Renato Braga acredita que tem boas chances de lutar pelo campeonato. “Pelas boas performances que tive, principalmente na última corrida, acredito que brigarei pelo tÁ­tulo”, frisa o piloto da equipe RSports. “Tem muita gente forte no grid, mas minha expectativa, desde o começo do ano é brigar pela ponta. No mês passado, tive a oportunidade de treinar no Velo CittÁ , o que poucos pilotos conseguiram fazer. E andei bem, o que me enche de expectativas positivas para este domingo”, completou Braga, que ocupa a quinta posição na tabela da CLA AMG Cup, com 31 pontos.

Entre Fernando Jr e Renato Braga, estão o segundo colocado Betão Fonseca (SP), Lorenzo Varassin e o experiente José Vitte (SP). Fonseca, da equipe Center Bus Sambaiba Racing, soma 38 pontos e está apenas um ponto Á  frente de Varassin, que compete pela Cordova Motorsports. Já Lorenzo tem vantagem de apenas um ponto para José Vitte, da WCR. O atual campeão da CLA AMG Cup, Luiz Carlos Ribeiro, da Ourocar, vem no 12º posto, com 17 pontos.

Para José Vitte, quarto na tabela, o campeonato ainda pode ter muitas reviravoltas. “O lÁ­der tem alguma vantagem neste momento, mas ainda faltam cinco corridas para o fim do campeonato. Por isso, tudo pode acontecer “, avalia Vitte.

Campanha de destaque – A C 250 Cup tem a dupla goiana Raphael Teixeira/Rodrigo Cruvinel na primeira colocação. Com uma campanha de destaque, que registra vitória em Curitiba, eles somam 50 pontos e são seguidos de perto pelo vice-lÁ­der, Cláudio Simão, vencedor da etapa de abertura, em Goiânia, que tem 46. A terceira posição é ocupada por Flavio Andrade, que ainda não venceu na atual temporada e soma 36.

“Chegar ao Velo CittÁ  na liderança do campeonato é uma responsabilidade a mais. Acredito que pilotos como o Claudio Simão, André Moraes Jr. e a dupla Marcos Paioli e Peter Gottschalk vão nos dar trabalho neste domingo. Neste campeonato você tem que fazer contas de chegada, visando uma boa colocação no final do ano, mas tem que vencer uma batalha a cada dia. E a próxima batalha será no Velo CittÁ , que a maioria do grid ainda desconhece”, analisou Raphael Teixeira, que divide com Rodrigo Cruvinel a condução do C 250 da equipe goiana Brandão Motorsports.

Quarto colocado na tabela, André Moraes Jr. acredita que, para se recuperar do resultado ruim no Paraná (não pontuou em Curitiba), a melhor estratégia no Velo CittÁ  será a cautela. “Na corrida deste final de semana e até o fim da temporada, vamos focar em fazer provas sem cometer erros, principalmente porque nosso descarte já foi usado”, disse ele, lembrando que ao não pontuar já anulou o seu pior resultado e não pode mais desperdiçar pontos. “Vou apostar na minha experiência na pista do Velo CittÁ  para conseguir um bom resultado”, completou o piloto, que já disputou provas de monopostos naquele circuito.

Campeonato – CLA AMG Cup
1) Fernando Junior, 55 pontos
2) Betão Fonseca, 38
3) Lorenzo Varassin, 37
4) José Vitte, 36
5) Renato Braga, 31
6) Roger Sandoval, 28
7) Pierre Ventura, 19
8) Adriano Rabelo, 18
9) Fabio Escorpioni, 18
10) Fernando Poeta, 18
11) Luiz Carlos Ribeiro, 17
12) Cristian Mohr, 17
13) Fernando Amorim, 16
14) Paulo Varassin, 15
15) Raijan Mascarello, 12
16) Danilo Pinto, 9
17) Alexandre Buneder, 8
18) Cesar Fonseca, 2

Campeonato – C 250 Cup
1) R. Teixeira/R. Cruvinel, 50 pontos
2) Claudio Simão, 46
3) Flavio Andrade, 36
4) André Moraes Jr., 31
5) Max Mohr, 29
6) Marcos Paioli/Peter Gottschalk, 29
7) João Lemos, 28
8) Alexandre Navarro, 28
9) Cello Nunes, 20
10) Y. de Souza/B. Alvarenga, 15
11) Carlos Machado, 14
12) Luiz Barcellos, 14
13) Beto Rossi, 13
14) Peter Michel Gottschalk, 11
15) Fernando Pessoa, 6
16) C.Lobo/F.Peterson, 6
17) C.A.Guilherme/S.Kuba, 5
18) Rudinei Sabino, 4
19) Giusepe Vecci, 1

Mais informações sobre a categoria estão disponÁ­veis pelo site www.mbchallenge.com.br.
Informações sobre a Mercedes-Benz estão disponÁ­veis na internet em: http://www.mercedes-benz.com.br/institucional/imprensa/releases
Siga nosso perfil no Facebook e Instagram: @MercedesBenzBrasil