Mercedes-Benz Challenge: Em Tarumã, gaúchos prometem manter domínio

– Roger Sandoval surpreende e lidera primeiro treino da CLA AMG Cup
– Luiz Ribeiro foi o terceiro, mas diz que tem potencial para ficar com a pole
– Na C 250 Cup o campeão Peter Michel Gottschalk foi o mais veloz

Prometendo repetir o notável desempenho na etapa gaúcha de 2015, os pilotos do Rio Grande do Sul mostraram força ao entrar na pista para os treinos que abriram os trabalhos da terceira etapa do Mercedes-Benz Challenge 2016. No Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (a 40 quilômetros da capital do Estado), o piloto local Roger Sandoval cravou a melhor marca para a divisão CLA AMG Cup. Em seu encalço, no segundo lugar, ficou o atual líder da competição, o paulista Arnaldo Diniz, com Luis Ribeiro, outro piloto gaúcho, em terceiro. Na divisão C 250 Cup, o atual campeão Peter Michel Gottschalk (SP), que considera Tarumã sua casa, ficou com a melhor volta do dia.

No ano passado, os pilotos locais conquistaram as três primeiras colocações da etapa gaúcha na CLA AMG Cup, a mais veloz do Mercedes-Benz Challenge, com vitória de Pierre Ventura. Na ocasião, a prova foi disputada em Santa Cruz do Sul, uma das três pistas do Rio Grande. Na C 250 Cup, o gaúcho Luis Sena Júnior foi o vencedor. O histórico confirma um fato já tradicional do esporte: os pilotos “da casa” andam forte nos circuitos da região Sul.

Mas, apesar do histórico, os treinos de sexta-feira surpreenderam Roger Sandoval, o mais veloz do dia na CLA. Ele esperava terminar apenas entre os cinco primeiros. Como nas provas do regional gaúcho não é usada a chicane montada para provas do campeonato brasileiro entre as curvas dois e três, até mesmo os donos da casa tiveram que se acostumar.

“Foi uma novidade, mas como minha equipe trabalhou muito bem e me entregou um carro bastante competitivo, deu tudo certo”, disse Sandoval. “Tenho uma relação ótima com Tarumã porque ando aqui há vinte anos e conheço bem esse traçado. É uma pista prazerosa pelas velocidades que atingimos, o que torna a condução muito agradável para o piloto. Temos grandes chances de chegar entre os primeiros, foi assim já na passagem do Mercedes-Benz Challenge por Santa Cruz no ano passado, quando três gaúchos subiram ao pódio”, declarou o melhor piloto do dia.

O também gaúcho Luiz Ribeiro reforçou a estreita relação dos pilotos locais com o traçado de Tarumã. “Todos os pilotos do Sul começam a carreira neste circuito, e comigo não foi diferente. Temos um traçado bastante particular, rápido, com características que só encontramos no Brasil na pista de Cascavel (PR). As curvas 1, 2 e 9 são realmente muito rápidas e podem decidir a volta”, opinou.

Ribeiro disse ainda que a nova chicane também causou dificuldades a ele, e reconheceu que é neste trecho que perdeu os décimos de segundo necessários para fechar o dia na liderança. “Fiquei a 0s150 do melhor tempo, mas só na chicane tenho como melhorar até meio segundo. Agora é a hora de fazer a lição de casa, estudar a volta, e chegar para o treino de classificação em condições de ficar com a pole position”, acrescentou.

Principal ameaça ao domínio gaúcho na CLA, o líder Arnaldo Diniz ficou a apenas 0s032 do tempo de Roger Sandoval e espera uma prova competitiva neste domingo. “A temperatura ambiente está bastante amena, e por isso devemos ter pouco desgaste do carro e dos pneus. Por ter um asfalto abrasivo, normalmente esta é uma pista em que o desgaste de pneus preocupa, mas não é o que deve ocorrer desta vez”, previu Diniz.

Na C 250 Cup, o resultado do primeiro treino da C 250 Cup comprovou a tese de que os pilotos da casa levam vantagem em Tarumã. Ou, ao menos, os que se consideram assim. O paulista Peter Gottschalk foi o mais rápido desta sexta-feira e admitiu ter mais afinidade com o circuito gaúcho do que com Interlagos – autódromo onde realizou a maior parte dos treinos e corridas de sua carreira.

“Gosto de curvas de alta velocidade, e por isso tenho grande afinidade com esta pista, embora pelo Mercedes-Benz Challenge meu melhor resultado aqui tenha sido um quarto lugar. Em todas as demais categorias pelas quais competi em Tarumã consegui a vitória, por isso espero chegar ao alto do pódio também pela C 250. Aqui me sinto mais em casa do que Interlagos, por isso conquistar uma vitória aqui seria tão especial para mim”, encerrou Gottschalk.

Os carros do Mercedes-Benz Challenge voltam à pista neste sábado, a partir das 10h. confiraa a programação para o fim de semana:

Sábado:
10h00 – 11h00: 2º treino livre – CLA e C 250
12h45 – 13h05: tomada de tempos – CLA AMG Cup
13h15 – 13h35: tomada de tempos – C 250

Domingo:
12h00: largada ao vivo pelo BandSports (45 minutos de prova + 1 volta)

Os tempos do treino de hoje foram estes:
CLA AMG Cup
1) Roger Sandoval (Mottin Racing – CLA), 1min19s671
2) Arnaldo Diniz Filho (Comark Racing – CLA), 1min19s703
3) Luiz Carlos Ribeiro (Ourocar Racing – CLA), 1min19s844
4) Pierre Ventura (CKR Racing – CLA), 1min19s935
5) Betão Fonseca (Center Bus Sambaiba Racing – CLA), 1min19s946
6) Cristian Mohr (WCR – CLA), 1min20s098
7) Lorenzo/Paulo Varassin (Cordova Motorsports – CLA), 1min20s379
8) Neto De Nigris (L3 Motorsport – CLA), 1min20s389
9) Fernando Amorim (Sul Racing – CLA), 1min20s652
10) José Vitte (Cordova Motorsports – CLA), 1min20s678
11) Adriano Rabelo (Cordova Motorsports – CLA), 1min20s720
12) Fernando Junior (WCR – CLA), 1min20s909
13) Carlos Kray/Henrique Assunção (CKR Racing – CLA), 1min20s957
14) Claudio Dahruj (L3 Motorsport – CLA), 1min21s419
15) Fernando Poeta (Sul Racing – CLA), 1min21s706
16) Fernando Fortes (Mottin Racing – CLA), 1min22s762
17) Renato Braga (RSports Racing – CLA), 1min27s121
18) Paulo Totaro (Mottin Racing – CLA), sem tempo

C 250 Cup
1) Peter Michel Gottschalk (Paioli Racing – C250), 1min22s230
2) Max Mohr (RSports Racing – C250), 1min22s378
3) Fabio Escorpioni (Ensite Racing Team – C250), 1min23s060
4) João Lemos (Ensite Racing Team – C250), 1min23s633
5) Claudio Simão (Center Bus Sambaiba Racing – C250), 1min23s874
6) Beto Rossi (RSports Racing – C250), 1min26s072
7) Marcos Paioli/Peter Gottschalk (Paioli Racing – C250), 1min26s208
8) Ydenis Souza/Romualdo Magro (RSports Racing – C250), 1min27s134
9) Carlos Guilherme (Center Bus Sambaiba Racing – C250), 1min29s710
10) Flavio Andrade (Hot Car Competições – C250), 1min36s450

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *