Moto-E: Granado abre a pré-temporada em primeiro nos testes oficiais

O brasileiro Eric Granado abriu os testes oficiais de pré-temporada do Mundial de Moto-E mostrando o que exibiu nas duas últimas corridas de 2019: forte ritmo e muito comprometimento com o trabalho da equipe Avintia Racing. O jovem brasileiro de 23 anos, que venceu as duas provas finais do ano passado, foi o mais rápido no primeiro dia de testes em Jerez de la Frontera (Espanha) superando o atual campeão, Matteo Ferrari (Itália, equipe Trentini), por apenas 0s084. Os testes prosseguem nesta quarta e quinta-feira.

Equipes e pilotos do Mundial focaram na adaptação das novidades incorporadas na moto Energica Ego Corsa. “São elementos que visam melhorar a estabilidade nas curvas e otimizar o desempenho da bateria, além de tornar as retomadas e largadas ainda mais impressionantes, por que a Energica já possui uma força incrÁ­vel nessas situações, justamente por ser uma moto elétrica”, explicou Granado, terceiro colocado em 2019, melhor posição de um piloto brasileiro em um campeonato de nÁ­vel mundial em toda a história.

No primeiro dos três dias, os pilotos puderam experimentar a nova configuração do garfo de suspensão dianteira fornecido pela especialista Ohlins, além de pneus Michelin de compostos novos na traseira e dianteira da moto. Outra novidade foi uma entrada de ar que visa refrigerar as baterias, melhorando tanto o desempenho em ritmo de competição quanto a velocidade da recarga.

“Foi bom estar de volta Á  pista com a Energica, já estava com saudade, e hoje foi uma delÁ­cia pilotar”, destacou Eric Granado. “Eu e os outros pilotos já chegamos acelerando forte desde o começo, então deu para ver que todos estavam precisando desse retorno também e mostraram isso cravando tempos rápidos logo nas primeiras voltas. Testamos as novas peças e os novos pneus e isso foi importante. Já trabalhamos alguns acertos iniciais visando a primeira etapa, que será aqui em Jerez no começo de maio. Estou bem satisfeito e hoje ainda vamos discutir o que descobrimos e que pode funcionar também nos treinos de amanhã. Estamos só no começo dos trabalhos, e acho que a equipe já mostrou que está muito bem”, resumiu o piloto brasileiro da Avintia Racing.

O segundo dia de treinos terá inÁ­cio Á s 9h30 locais (5h30 de BrasÁ­lia). As equipes realizarão ainda mais duas sessões na parte da tarde, com encerramento das atividades por volta das 17h locais.

Confira os tempos:
1) Eric Granado (Brasil), 1min48s345;
2) Matteo Ferrari (Itália), 1min48s428;
3) Bradley Smith (Inglaterra), 1min49s008;
4) Niki Tuuli (Finlândia, 1min49s054;
5) Alex De Angelis (San Marino, 1min49s074);
6) Xavier Simeon (Bélgica, 1min49s283;
7) Josh Hook (Nova Zelândia, 1min49s493);
8) Mike Di Meglio (França, 1min49s527);
9) Niccolo Canepa (Itália, 1min49s944);
10) Dominique Aegerter (SuÁ­ça, 1min50s229).