Mundial de Rally: Brasileiros passarão o Carnaval na neve

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin participam da abertura da Copa Mundial de Rally Cross Country na Rússia.

Enquanto os foliões brasileiros invadem as estradas em busca do calor das praias e do suor das folias de Carnaval, o paulista Reinaldo Varela (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) e o catarinense Gustavo Gugelmin estão enfrentando 23 horas de avião para chegarem na Rússia, onde no inÁ­cio da próxima semana farão os primeiros treinos em temperaturas abaixo de zero grau centÁ­grado, para participarem da abertura da Copa Mundial de Rally Cross Country, que reunirá mais de 50 duplas de 25 paÁ­ses.

“No ano passado competimos pela primeira vez na neve e conseguimos um ótimo terceiro lugar. Isto nos anima a pensar em um resultado ainda melhor, vimos que não é fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças”, anima-se o piloto Reinaldo Varela, único brasileiro a conquistar dois tÁ­tulos de Campeão Mundial de Rally Cross Country (2001 e 2012).

Desta vez o Baja Floresta do Norte vai ser mais ao noroeste da Rússia, na República de Karelia, a apenas 5 km da fronteira com a Finlândia. Neste ano em vez de ser no meio de pinheiros de reflorestamento, a prova vai ser em estradas mais largas e por isso vai ser uma competição mais rápida. As etapas especiais com mais de 150 km atravessarão florestas preservadas das regiões de Sortavala e SuojÁ¤rvi, na provÁ­ncia de Karelia. Em três dias (20 a 22/2), os concorrentes vão fazer mais de 350 km no total.

“Estamos viajando mais cedo para fazermos um treino com a picape Toyota de 340 cavalos, já na região da prova, pra ver se a gente consegue alcançar um resultado mais pra frente, considerando que no ano passado ficamos num surpreendente terceiro lugar neste rally. Vai ser bacana”, confia o navegador Gustavo Gugelmin.

Os melhores resultados de Reinaldo Varela e seu navegador Gustavo Gugelmin em 2014, quando participaram de seis das 10 etapas do Mundial, foram dois terceiro lugares, justamente na abertura e no encerramento da temporada, na Rússia e em Portugal, respectivamente, dois quintos (Catar e Espanha), além de uma sétima e uma nona posições na Copa do Mundo de Rally Cross Country. E no final do ano tiveram o merecido reconhecimento da imprensa nacional e ganharam o Capacete de Ouro, na categoria Off-Road.

Confira os dez primeiros na Copa Mundial de Rally Cross Country 2014: 1) Vladimir Vasilyev (Russia)/Konstantin Zhiltson (Russia), 224; 2) Nasser Al-Attiyah (Catar)/Mathieu Baumel (França), 217; 3) Yazeed Al-Rajhi (Arábia Saudita)/Timo Gottschalk (Alemanha), 120; 4) Miroslav Zapletal (República Checa)/Maciej Marton (PolÁ´nia), 100; 5) Marek Dabrowski (PolÁ´nia)/Jacek Czachor (PolÁ´nia), 99; 6) Adam Malyz (PolÁ´nia)/Rafal Marton (PolÁ´nia), 89; 7) Erik Van Loon (Holanda)/Wouber Rosegaar (Holanda), 80; 8) Orlando Terranova (Argentina)/Bernardo Graue (Argentina), 79; 9) Reinaldo Varela (Brasil)/Gustavo Gugelmin (Brasil), 72; 10) Martin Kaczmarski (PolÁ´nia)/Tappio Suominem (PolÁ´nia), 54.

Calendário da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country 2015:
20 a 22/2 – Baja Rússia – Floresta do Norte
27/3 a 02/4 – Abu Dhabi Desert Challenge
19 a 24/4 – Sealine Cross Country Rally (Catar)
10 a 17/5 – Rali dos Faraós (Egito)
28/5 a 02/6 – Rali da TunÁ­sia
18 a 21/6 – Baja da Itália
24 a 26/7 – Baja da Espanha
13 a 16/8 – Baja da Hungria
27 a 30/8 – Baja da PolÁ´nia
03 a 09/11 – Rali do Marrocos
22 a 24/10 – Baja Portalegre 500 – Portugal

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tem o patrocÁ­nio de Divino Fogão e apoios de Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors.