NASCAR Sprint Cup Series: Na véspera de completar 25 anos, Kyle Busch vence em Richmond

Kyle Busch (Toyota) venceu na noite de sábado (01/05) a a Crown Royal Presents the Heath Calhoun 400, no Richmond International Raceway, 10ª etapa da NASCAR Sprint Cup Series. Busch, que completou 25 anos neste domingo (02/05), venceu pela 17ª vez na categoria. Jeff Gordon (Chevrolet) foi o 2º, seguido por Kevin Harvick (Chevrolet).

Busch liderou a primeira parte da prova, com apenas os dez primeiros na mesma volta do piloto da Joe Gibbs. Na segunda parte o domÁ­nio passou para Gordon, com Busch se mantendo entre os cinco primeiros.

Na quarta bandeira amarela Busch vinha em 4º lugar, quando trocou os quatro pneus, com os rivais a sua frente tendo parado nos boxes poucas voltas antes de Elliot Sadler (Ford) ter um pneu estourado, acionando a amarela.

A bandeira amarela seguinte aconteceu na 479ª volta, com Busch m 5º lugar. Após a relargada, rapidamente o piloto foi ganhando posições, até chegar ao segundo lugar, quando um acidente com Sam Hornish Jr (Dodge) trouxe a última amarela do dia.

Faltando cinco voltas para o final a bandeira verde foi agitada. Partindo pelo lado de fora Busch aproveitou a maior aderência, devido aos quatro pneus novos, ultrapassando Gordon na curva dois, para vencer pela primeira vez com seu novo chefe de equipe Dave Rogers.

Busch e Gordon dominaram a prova, com os dois liderando junto 370 das 400 volts. Busch esteve na frente em 226. Com o segundo lugar Gordon completou 39 provas sem vencer na categoria. Ele soma 83 vitórias.

Harvick com o terceiro lugar assumiu a liderança do campeonato, com dez pontos de vantagem sobre Jimmie Johnson (Chevrolet), que terminou em 10º. O tetracampeão cruzou a linha de chegada sem o controle de seu carro, após um toque com Clint Bowyer (Chevrolet) na volta final.

Jeff Burton (Chevrolet) liderou 20 voltas na segunda parte, completando a prova na 4ª posição. Carl Edwards (Ford) e Juan Pablo Montoya (Chevrolet) fecharam os seis primeiros.

Harvick soma 1467 pontos, contra 1457 de Johnson. Busch é o 3º com 1358.

A próxima etapa acontece no sábado (08/05), no Darlington Raceway.

Final:

1 – Kyle Busch (Toyota) – Gibbs – 400 voltas
2 – Jeff Gordon (Chevy) – Hendrick – 400
3 – Kevin Harvick (Chevy) – Childress – 400
4 – Jeff Burton (Chevy) – Childress – 400
5 – Carl Edwards (Ford) – Roush – 400
6 – Juan Montoya (Chevy) – DEI/Ganassi – 400
7 – Martin Truex Jr (Toyota) – Waltrip – 400
8 – Ryan Newman (Chevy) – Stewart/Haas – 400
9 – Marcos Ambrose (Toyota) – Waltrip – 400
10 – Jimmie Johnson (Chevy) – Hendrick – 400
11 – Denny Hamlin (Toyota) – Gibbs – 400
12 – Clint Bowyer (Chevy) – Childress – 400
13 – Matt Kenseth (Ford) – Roush – 400
14 – Brad Keselowski (Dodge) – Penske – 400
15 – David Reutimann (Toyota) – Waltrip – 400
16 – Joey Logano (Toyota) – Gibbs – 400
17 – A.J. Allmendinger (Ford) – RPM – 400
18 – Kurt Busch (Dodge) – Penske – 400
19 – Jamie McMurray (Chevy) – DEI/Ganassi – 399
20 – Brian Vickers (Toyota) – Red Bull – 399
21 – Kasey Kahne (Ford) – RPM – 399
22 – Greg Biffle (Ford) – Roush – 399
23 – Tony Stewart (Chevy) – Stewart-Haas – 399
24 – David Ragan (Ford) – Roush – 399
25 – Mark Martin (Chevy) – Hendrick – 399
26 – Casey Mears (Chevy) – Baldwin – 399
27 – Paul Menard (Ford) – RPM – 398
28 – Robby Gordon (Toyota) – Gordon – 398
29 – David Stremme (Ford) – Latitude 43 – 398
30 – Regan Smith (Chevy) – Furniture Row – 398
31 – David Gilliland (Ford) – Front Row – 398
32 – Dale Earnhardt Jr (Chevy) – Hendrick – 397
33 – Bobby Labonte (Chevy) – TRG – 397
34 – Travis Kvapil (Ford) – Front Row – 396
35 – Scott Speed (Toyota) – Red Bull – 393
36 – Sam Hornish Jr (Dodge) – Penske – 387
37 – Kevin Conway (Ford) – Front Row – 387
38 – Elliott Sadler (Ford) – RPM – 385
39 – Terry Cook (Dodge) – Whitney – 92
40 – Mike Bliss (Chevy) – Phoenix – 86
41 – Reed Sorenson (Toyota) – Braun – 80
42 – Tony Raines (Toyota) – Gunselman – 69
43 – Joe Nemechek (Toyota) – Nemco – 42

Campeonato:

1. Harvick 1467; 2. Johnson 1457; 3. Kyle Busch 1358; 4. Matt Kenseth 1348; 5. Biffle 1334.