Nascar Truck Series: Nelsinho Piquet é o piloto mais popular da Nascar Truck Series em 2012

Nelsinho Piquet foi eleito o piloto mais popular da Nascar Truck Series em 2012.

O brasileiro foi o mais votado em enquete promovida pelo site da Nascar, que teve o resultado anunciado no evento de premiação da categoria, encerrado na madrugada desta terça em Miami.

“Fico muito feliz com esse prêmio. Não é um troféu apenas meu, mas de todos os fãs que votaram diariamente. Sei que a participação do público brasileiro foi fundamental para chegar aqui e agradeço a todos os que participaram da eleição, votando e pedindo votos para mim”, declarou o piloto.

Ele acrescentou que é um tÁ­tulo que mostra para a comunidade da Nascar o poder de mobilização do público e que certamente vai ajudar nos planos para 2013. “É um sinal importante para possÁ­veis patrocinadores. Quem não quer associar sua marca com um piloto querido do público? Ano passado chegamos bem perto e é fantástico ter conseguido agora”, acrescentou o sétimo colocado no campeonato.

Nelsinho contou que pouco antes do anúncio oficial do prêmio ficou apreensivo. “Quando começaram a falar sobre apelo internacional e destacar a participação de gente de todo mundo, realmente fiquei com um frio na barriga. O prêmio é mais um sinal de que estou no caminho certo na Nascar.”

Não foi o único troféu que ele levou para casa.

A solenidade de encerramento da temporada marcou também a entrega do troféu Keystone Light Pole Award, conferido ao piloto pela liderança no ranking de pole positions em 2012. Ele obteve quatro, em Rockingham, Pocono, Texas e Phoenix.

De quebra, o dono da picape #30 levou também o “Most Improved Driver Award”. Essa premiação é destinada ao piloto que mais posições avança entre uma prova e outra na Nascar. “É um prêmio irÁ´nico de certa maneira, porque reflete alguma inconsistência ao longo do ano. Deixar de terminar uma corrida e fazer top5 na prova seguinte mostra um poder de reação que é interessante. Mas obviamente eu preferia dois top10s seguidos. No fim das contas, algumas corridas que deixamos de terminar fizeram falta na luta pelo tÁ­tulo do campeonato”, avaliou o primeiro (e único) brasileiro com vitórias em divisões nacionais da Nascar.

O Chevrolet Silverado #30 assegurou também o tÁ­tulo de melhor preparador de motores para a Hendrick, fornecedora oficial da equipe Turner Motorsport.

Nas estatÁ­sticas finais em 2012, Piquet Jr também se destacou bastante. Ele apareceu entre os cinco melhores da temporada em nada menos que 12 dos 15 parâmetros avaliados oficialmente pela Nascar.

O brasileiro foi o melhor da categoria no ano em velocidade sob bandeira verde, voltas mais rápidas (281 no total, ou 11,2% de todos os giros de 2012) e velocidade no final dos stints (com o equipamento mais desgastado).

Outros destaques foram a vice-liderança nos rankings de milhas em primeiro lugar (479), desempenho logo depois dos pits-stops e pilotos mais rápidos a cada quarto de prova.

“Foi meu segundo ano completo na Nascar e conseguimos terminar muito forte, com nove top5s em 22 provas. O sétimo lugar no geral não reflete o belo trabalho que tivemos na segunda metade do ano. E isso só me deixa mais motivado a voltar no ano que vem e brigar novamente por vitórias”, concluiu o brasileiro.

Neste ano, Piquet Jr foi o primeiro piloto do paÁ­s a conquistar vitórias em três divisões sancionadas pela Nascar: a regional Pro Series East (em Bristol) e as nacionais Truck Series (Michigan e Las Vegas) e Nationwide Series (Road America).

Ele agora é o primeiro estrangeiro da história da Nascar (desde 1947) a encerrar uma temporada com o tÁ­tulo de maior número de poles. E o primeiro competidor regular de uma divisão da maior competição automobilÁ­stica dos EUA a fechar uma temporada como o piloto mais popular.