Opinião: Um conselho para Cacá Bueno

Por Carlos Mattos

Corridas de rua normalmente são confusas, com poucos pontos de ultrapassagem, pistas estreitas e acidentes causados por pilotos mais afoitos. Para ver toda essa confusão, basta assistir as corridas da Fórmula 1 em MÁ´naco e corridas de categorias como Indy, Fórmula E, WTCC e tantas outras que utilizam essa configuração de circuito.

No Brasil a Stock Car tem etapas realizadas em circuitos de rua, e claro, corridas sempre muito confusas, com diversos acidentes e ultrapassagens que desafiam as leis da fÁ­sica, trazendo um show a mais para quem assiste pela televisão ou das arquibancadas.Â

A etapa de Ribeirão Preto, realizada no dia 5 de abril, teve uma polêmica envolvendo o piloto Cacá Bueno da equipe Red Bull Racing. Na última volta da corrida, Cacá que estava na primeira posição, segurava a pressão do piloto Marcos Gomes, segundo colocado. A corrida acabou, porém, sem a única comunicação entre direção de prova e piloto: A bandeira quadriculada.

Quando a corrida acabou, os pilotos não receberam a bandeirada e continuaram acelerando, Cacá se defendendo e Marquinhos atacando a mais de 200 km/h. E quando a corrida acaba, os carros desaceleram e em seguida fiscais e mecânicos começam o seu trabalho de limpar a pista e retirar os carros quebrados das áreas de escape, o que poderia ter gerado um grave acidente.Â

Cacá só soube que a corrida havia acabado pelo aviso de sua equipe, que também se viu em dúvidas, no seu rádio comunicador. E então de cabeça quente, proferiu algumas palavras mais fortes aos fiscais, comissários e dirigentes da CBA, Confederação Brasileira de Automobilismo.Â

O piloto pediu desculpas para a fiscal que ficou encarregada de agitar a bandeira naquela prova, e por um motivo alheio Á  vontade, não o fez. Três etapas depois, após a decisão do STJD, Cacá Bueno foi suspenso e não corre a etapa de Curitiba, que será neste final de semana, tendo ainda que pagar uma multa de R$ 50 mil reais. Cacá, que é o lÁ­der do campeonato, será substituÁ­do por Laurens Vanthoor, piloto Belga de 24 anos que já teve contato com o carro da Stock Car em Goiânia, ao lado de Valdeno Brito.

Sei que me alonguei na explicação do caso, mas o meu conselho para o Cacá, caso eu tivesse a liberdade de lhe dar, seria apenas um: Saia do Brasil.

É sério! Cacá, você já não tem mais nada para provar nas categorias brasileiras. Ou estou errado?

Seus feitos na Stock Car, não serão alcançados pelos próximos 4 ou 5 anos. É o maior campeão da história da categoria depois de Ingo Hoffmann que tem 12 tÁ­tulos. E o quarto maior vencedor, perdendo apenas para Ingo, Paulão e Chico Serra. Depois de você, o piloto com mais tÁ­tulos em atividade é o Ricardo MaurÁ­cio.Â

O brasileiro é assim mesmo Cacá, você já carrega o fardo de ser filho do Galvão, que não sei porque cargas d’água é tão odiado e ainda tem que ouvir que só é campeão porque ele articula para que isso aconteça. Mas como assim? Desde quando seu pai decide corridas? Ele já não narra as corridas da Stock Car, justamente para evitar este tipo de comentário.

Vê o que fazem com o Rubinho Barrichello? Piloto com 19 anos de Fórmula 1, recordista de largadas na categoria mais exigente do automobilismo, chegou na Stock Car, ganhou a corrida do milhão, ganhou seu primeiro tÁ­tulo e ainda assim é alvo de piadas, chamado de lento. Porém é respeitado por todos fora do nosso paÁ­s.Â

Tenho certeza que os fãs do automobilismo adorariam ver você continuar a barbarizar na Stock e quem sabe bater os números quase inalcançáveis do Ingo. Mas vale a pena continuar numa categoria em que você sempre falou o que pensa, sem hipocrisia e ainda é punido?

Cacá, se um dia você for para outra categoria, quem perde não é você! É a Stock Car, é o automobilismo brasileiro que convenhamos, não anda lá muito bem das pernas. Mas sendo bem sincero é bom que isso aconteça, afinal quem sabe perdendo um grande nome como é o seu, passam a valorizar mais os pilotos que lutam pela melhora de uma categoria que ás vezes parece amadora diante de tais atitudes.Â

Vá ser feliz e buscar o seu tão sonhado campeonato mundial.Â

Esse seria o meu conselho para você.Â