Os cinco passos para vencer a Corrida do Milhão da Stock Car

A Stock Car retorna do recesso da Copa do Mundo de Futbol neste final de semana em Goiânia. E a volta da principal categoria do automobilismo nacional será em grande estilo, com a realização da Corrida do Milhão, prova que premiará o vencedor com um milhão de reais. O paranaense Gabriel Casagrande (Júpiter Baterias, Axalta Tintas, STP, FullRepel, MedVia e AguaBoa), um dos nomes que lutarão pela conquista da bolada milionária na corrida, destaca os fatores que definirão o ganhador em solo goiano.

“São pontos importantes em qualquer categoria mundial, mas que ganham um peso ainda maior por se tratar de uma das categorias mais equilibradas do automobilismo mundial, como a Stock Car, e também por ser uma corrida especial, com um prêmio atrativo que trouxe nomes como o Felipe Massa e o português Antonio Felix da Costa. Então vamos a eles:

1 – Motor – A Corrida do Milhão será disputada no anel externo do autódromo goiano, com os pilotos andando numa média horária na casa dos 200 km/h. Os motores da categoria são equalizados para terem o mesmo desempenho, mas a menor diferença de performance entre uma unidade e outra pode complicar seu fim de semana.

2 – Acerto do carro – O fator “anel externo” entra em ação mais uma vez. Como todas as curvas serão para a direita, o ajuste no carro será pensado para estas condições. A tração também será importante para garantir o máximo de desempenho nas longas retas goianas.

3 – Boa classificação – Num grid equilibrado como o da Stock Car, onde é comum 30 pilotos estarem separados por apenas 1 segundo, largar nas primeiras posições te livra das confusões do meio do pelotão, onde os tques e batidas são mais comuns.

4 – Estratégia de pitstop – A terria em Goiânia terá 40 minutos de duração e duas paradas nos boxes. Ou seja, o bom trabalho na troca de pneus e o momento certo de ir aos boxes para fazer essa troca podem te colocar na briga pela vitória!

5 – A hora certa de atacar – Com todo o equilibrio citado acima, toques e esbarrões são comuns na Stock Car, mas devem ser evitados ainda mais em Goiânia. Então o momento certo para fazer uma ultrapassagem podem evitar um toque, uma saída de pista ou uma avaria no carro.

Agora com esta “cartilha em mãos”, é trabalhar muito durante o fim de semana para levarmos os pontos importantes para o campeonato e com o Milhão que ajuda muito o bolso”, brincou Casagrande, piloto da equipe Júpiter Baterias/Vogel Motorsport.

A Stock Car tem previsto a realização de dois treinos livres na sexta-feira e um no sábado, dia que tem ocorrerá o treino que definirá o grid de largada. A corrida tem sua largada marcada para as 11h30 do domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *