Outra: Instituto Lico Kaesemodel ajuda Bragantini na tentativa de cura da SÁ­ndrome de Tourette

Piloto viaja para BrasÁ­lia dia 21, quando inicia primeira fase de um novo caminho na busca para cura de doença rara.

Um caminho de muita esperança se abre para o piloto André Bragantini Jr., que convive com a rarÁ­ssima SÁ­ndrome de Giles de La Tourette – falha em dois pólos do cérebro, que mandam informações para o sistema nervoso central, ocasionando espasmos motores e vocais. Uma nova cirurgia pode conter a SÁ­ndrome. Um procedimento caro, mas Andrézinho está podendo contar com a contribuição dos amigos.

“Convivo com a SÁ­ndrome há 24 anos, não vejo a hora de me curar, sonho com isso! É a primeira vez que surge algo que pode cortar a SÁ­ndrome”, vibra. “São duas fases, que custam $ 140 mil. Não garante 100% de cura, mas melhora muito, no mÁ­nimo 70%. A cirurgia consiste em instalar dois marca passos que são ligados por fios nos dois pólos do cérebro. Ajuda a estabilizar os movimentos. Estou bastante confiante, mas as atitudes de amigos me deixam ainda mais feliz. Tenho a parte para realizar a primeira fase e muitos amigos já demonstraram vontade de me apoiar para a segunda”, revela.

A primeira fase consiste na realização de vários exames minuciosos – André ficará internado 5 dias em hospital -, mais avaliações psiquiátricas, neurológicas e fisiológicas. O objetivo é descobrir exatamente o ponto do cérebro onde está o problema. A segunda fase é a cirurgia e pós operatório.

Esta SÁ­ndrome cria vários constrangimentos sociais ao piloto, tanto que ele teve de mudar de endereço por discriminação dos vizinhos.

Instituto Lico Kaesemodel

Fundado em maio de 2007, o Instituto Lico Kaesemodel tem realizado várias ações em benefÁ­cio de instituições carentes, através de doações de alimentos, medicamentos, utensÁ­lios domésticos, materiais de construção entre outros. Dentre as principais ações realizadas:

Agosto/2007 – Participação no Mc Dia Feliz em prol do Hospital Erasto Gaertner, com a presença do presidente do Instituto, o piloto Lico Kaesemodel.

Setembro/2007 – Participação em beneficio da APACN – Associação Paranaense de Apoio Á  Criança com Neoplasia, no evento APACN Family Day, com o objetivo de arrecadar verbas para a reforma do ambulatório que atende crianças com neoplasia.

O contato com estas instituições, que realizam tratamentos relacionados ao câncer, motivou a elaboração de um projeto para atender pessoas com esta enfermidade e seus familiares. O objetivo é construir um espaço para os pacientes de outras cidades que após as consultas aguardam transporte para voltar a sua origem.

Projetos de preservação ambiental e incentivo ao voluntariado também fazem parte dos planos do Instituto Lico Kaesemodel.