Outras: Nova Santa Rita terá o maior complexo de velocidade da América do Sul

Velopark será apresentado Á  imprensa na próxima semana pelos

empreendedores gaúchos Felipe Johannpeter e Jhonny Bonilla.

Quando se fala em novos autódromos no Brasil, o que vem em mente é a seqüência traumática dos últimos anos, com projetos que, depois de pomposas apresentações e exposição na mÁ­dia, nunca saÁ­ram do papel. Enquanto isso, de forma estranhamente discreta para o tamanho da obra, começava a construção do maior complexo de esporte a motor da América do Sul, o Velopark, na cidade de Nova Santa Rita, a pouco mais de vinte quilÁ´metros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Um espaço que em questão de meses terá dois kartódromos, uma pista de arrancada de um quilÁ´metro e, cerca de um ano depois, um autódromo para receber competições nacionais e internacionais.

A garantia de realização do projeto vem primeiramente da total independência dos idealizadores, que contam com órgãos externos apenas para as obras de adequação das vias de acesso ao local e demais ações de melhorias, e depois pelo estágio em que se encontram as obras, iniciadas há mais de um ano. Caminhões e tratores já trabalham diariamente no terreno. É o que o Velopark quer mostrar aos jornalistas de todo o Brasil em evento marcado para a mesma semana da Stock Car em Tarumã, ali pertinho. Na quinta-feira, dia 25, Á s 10h30, os empreendedores gaúchos Felipe Johannpeter e Jhonny Bonilla querem reunir a imprensa no próprio canteiro de obras para apresentação e almoço.

É o primeiro passo para que a imprensa se aproxime do que, agora sim, já pode ser considerado o próximo autódromo do Brasil. Um ano após o inÁ­cio das obras, o terreno de 680 mil metros quadrados já toma forma de um centro de velocidade, com partes do kartódromo, da pista de arrancada e do estacionamento avançadas, enquanto os empreendedores continuam se reunindo com pessoas envolvidas com as mais diversas categorias do automobilismo para adequação do projeto Á s necessidades de cada modalidade. A idéia é que o quarto autódromo do Rio Grande do Sul seja bem mais do que apenas mais uma pista de corrida. É torná-lo referência no continente.