Outras: Pipo Derani estréia no Europeu de F-Renault

Brasileiro, que disputa regularmente o Norte-Europeu da categoria, corre em Spa neste final de semana.

Depois de suas quatro primeiras corridas pelo Campeonato Norte-Europeu de Fórmula Renault, Pipo Derani (Taedda) parte para mais um desafio em sua carreira: ele disputa neste final de semana (dias 2 e 3) a segunda rodada dupla do Campeonato Europeu da categoria, no belo e desafiador circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

O brasileiro disputou na semana passada a terceira e quarta etapas do Norte-Europeu, acumulando um quinto lugar e um abandono enquanto ocupava a quarta posição, em Hockenheim, na Alemanha. A opção de Derani por disputar uma etapa de outro certame foi tomada em conjunto com sua equipe, a Motopark Academy, em virtude da distância entre uma prova e outra no calendário do Norte-Europeu.

“Como a próxima corrida é somente no dia 14 de junho na Finlândia, e eu ainda estou pegando experiência com o carro da Fórmula Renault, disputar a corrida em Spa tornou-se uma alternativa mais do que interessante, pois vou competir com pilotos que já estão em seu segundo ou terceiro ano na categoria. Isso vai me trazer mais aprendizado”, afirmou o brasileiro.

Sobre a pista belga, onde Pipo já realizou treinos com o F-Renault, ele foi só elogios. “É o traçado preferido de todos os pilotos. Quem anda aqui, passa a amar esta pista e comigo não foi diferente. É desafiadora, rápida, cheia de subidas e descidas. É sensacional”, empolgou-se.

No entanto, o brasileiro se preocupa com o pouco tempo disponível no treino classificatório, que é de apenas 15 minutos, enquanto no Norte-Europeu, as sessões que definem o grid têm 20. “E em uma pista de sete quilômetros de extensão e 34 carros lutando pela melhor posição de largada, vai ser muito difícil encontrar uma volta limpa. O traçado é muito longo para uma classificação de apenas 15 minutos, por isso acho que só será possível dar duas ou três voltas rápidas, e torcer para que não haja nenhuma bandeira amarela. Uma boa posição no grid vai depender muito disso”, afirmou.

“Vai ser um final de semana de muito aprendizado, com certeza. Pois teremos todas estas dificuldades e pilotos mais experientes lutando pela vitória. Mesmo assim, não vejo a hora de chegar o final de semana”, encerrou Derani.

Confira a programação* para o final de semana em Spa-Francorchamps:

Sexta-feira (1º):
04h – 04h30: Treino livre
08h – 08h30 – Treino livre
11h40 – 11h55 – Classificatório (Grupo 1)
12h – 12h55 – Classificatório (Grupo 2)

Sábado (2):
04h – 04h20 – Superpole
08h – Corrida 1

Domingo (3):
05h50 – Corrida 2

*Horários de Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *