Pick-Up: Invasão “stockiana” na Pick-up Racing

Depois de Alceu Feldmann, Adalberto Jardim e Allan Khodair, é a vez de Rafael Sperafico ter a sensação de pilotar o utilitário de 400 cavalos.

Em sua sexta temporada, o Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing chega a um momento especial. Depois de se tornar a primeira categoria do automobilismo mundial a utilizar o gás natural veicular (GNV) como combustÁ­vel, numa iniciativa conjunta com a Petrobras, a competição voltou a utilizar gasolina e vive hoje uma grande expectativa em torno de sua próxima temporada.

Recém-associada Á  Vicar, promotora da Stock Car, a organização do Campeonato deve anunciar nos próximos dias o pacote técnico e o calendário para 2008. Por enquanto, as especulações giram em torno da realização de etapas conjuntas com a Copa Nextel e com a Stock Car Light e da utilização de chassi tubular e motor igual para todos os carros – a exemplo do que já acontece nessas duas categorias. Além disso, a Pick-up Racing será uma das “vias de acesso” Á  principal comepetição do automobilismo brasileiro.

Na etapa deste fim de semana, em Londrina (PR), o piloto da Stock Car Light, Rafael Sperafico faz um treino de luxo. Ele disputa a corrida com o Agrale Marruá, modelo que estréia na categoria este ano, e que é preparado pela Gramacho Racing. O piloto tinha uma relação antiga com a equipe, já que representou o time no Brasileiro de Super Clio em 2006.

Sperafico, que é primo dos pilotos da Copa Nextel Ricardo e Rodrigo, se adaptou bem ao carro e marcou o sétimo tempo no treino desta sexta, que foi liderado pelo gaúcho Carlos Kray (S10). Depois de tentar carreira internacional (Estados Unidos e Europa), Sperafico retornou ao Brasil e disputa este ano o tÁ­tulo da Stock Light, já contando com uma vitória na temporada, na etapa de Campo Grande (MS).

O paranaense não é o primeiro piloto oriundo do circo da Stock Car a correr na categoria de pick-ups. Adalberto Jardim, Flávio Trindade, Sidnei Alves, Alceu Feldmann e, mais recentemente, Allam Khodair foram alguns dos pilotos da categoria que já tiveram a experiência de disputar etapas da Pick-up Racing. Até mesmo Gualter Salles já pilotou uma Pick-up, em 2002, durante os treinos para a etapa do Rio de Janeiro.

A invasão “stockiana” não pára por aÁ­. Alguns pilotos já iniciaram negociações com as equipes para ingressar na categoria em 2008. “Como ano que vem haverá limitação de vagas na Copa Nextel e na Light, muita gente migrará para a Pick-up Racing. É uma tendência natural e o fortalecimento da categoria é notório ao longo dos anos. Dá pra notar o crescimento em relação Á  temporada de 2005, quando disputei algumas provas”, avalia Feldmann.

Um fato que comprova os movimentos de bastidores é que Flávio “Nono” Figueiredo, outro piloto da V8, foi visto no Autódromo de Londrina na quinta-feira negociando a compra de uma equipe da Pick-up Racing. â€œÉ mais uma prova que demonstram que a categoria está cada vez mais forte, aumentando nossa expectativa para 2008“, destaca Franco Stedile (Agrale/Germani) – um dos pilotos que já tem vaga garantida para a próxima temporada. Neste ano, o limite de carros no grid é de 24 pick-ups, sendo que para o próximo ano este número salta para 32 carros. “Já existe fila de espera para a temporada 2008, o que nos deixa muito otimistas”, comemora Gerson Marques Júnior, um dos fundadores da categoria.

A programação da quinta etapa em Londrina terá prosseguimento neste sábado, com mais dois treinos livres, um Á s 9h15 e outro ao meio-dia. À tarde acontece o treino classificatório, que define o grid de largada. A corrida de domingo começa Á s 14 horas, mas a transmissão pela Rede Vida e pelo canal a cabo NSC começa Á s 13h30.