Piloto-torcedor faz estreia na FVee em Interlagos com carro do Vasco Gama

Fã do também vascaíno Nelson Piquet, o carioca Daniel Rienda conquistou dois pódios pela Fórmula Vee Máster no Campeonato Paulista

O piloto-torcedor Daniel Rienda escreveu neste fim de semana mais um capítulo na história esportiva do Vasco da Gama. Fã de futebol e automobilismo, ele colocou o clube do coração pela primeira vez nas pistas, em sua estreia oficial em Interlagos, em São Paulo.

Rienda fez a sua prova inaugural pela segunda etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee. Ele contou com o apoio do Vasco para realizar o sonho de competir no tradicional autódromo. E o piloto-torcedor não decepcionou: ele garantiu dois pódios na categoria Máster, para competidores acima de 40 anos, com dois sextos lugares.

“Eu já tinha participado de competições da FVee no interior paulista, em Piracicaba, e também fiz alguns treinos em Interlagos. Mas nunca tinha feito uma corrida oficial. Foi realmente fantástico estar no templo por onde passaram tantos campeões”, disse o piloto carioca.

Entre os grandes nomes que competiram em Interlagos está o maior ídolo de Rienda: o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet, também vascaíno. “O Piquet é a minha grande inspiração no automobilismo. Inclusive, tive a oportunidade de encontrá-lo algumas veze no antigo autódromo de Jacarepaguá, onde me recebeu muito carinhosamente. E ainda melhor por sermos torcedores do mesmo time.”

Piquet tem mais uma coincidência com o piloto-torcedor: ele também começou a competir numa categoria de base, a Fórmula Super-V, que foi uma evolução da FVee nos anos 1970. “É claro que não vou chegar nem perto do que ele fez, mas já é uma satisfação estar competindo onde ele tanto se destacou”, disse.

No ano passado, Daniel Rienda competiu em Piracicaba com um carro em homenagem a Piquet, com o número 5, lembrando a Brabham com a qual o tricampeão venceu o seu primeiro mundial na F1.

Rienda aproveitou para agradecer o apoio do Vasco. “Para quem não conhece nossa história, o Vasco não é um clube só de futebol. Em seus 122 anos, que serão completados neste mês, o Vasco se destacou também em esportes como remo, atletismo, basquete, natação e até no futebol de mesa, o tradicional jogo de botão. É por isso que se trata de um clube aberto a todos, independentemente do esporte, raça, sem nenhum tipo de preconceito, uma de suas maiores marcas. Fico muito agradecido e honrado por poder representar o Vasco da Gama, agora também no automobilismo”, afirmou.

História da FVee

A Fórmula Vee é a categoria mais tradicional do automobilismo nacional na formação de pilotos, há 53 anos nas pistas. Entre seus criadores está Wilson Fittipaldi Júnior, atual consultor técnico. Entre outros nomes que passaram pela FVee estão Emerson Fittipaldi e José Carlos Pace. Ou seja, dos oito títulos mundiais de F1 do Brasil, cinco foram conquistados por pilotos que começaram na FVee: Piquet (3) e Emerson (2). A categoria também revelou grandes nomes no exterior, como os também campeões mundiais de F1 Niki Lauda e Keke Rosberg.

Na sua fase inicial no Brasil, as primeira provas de FVee foram disputadas em 1967 no autódromo de Jacarepaguá. Emerson Fittipaldi venceu a primeira corrida da história da categoria, no Rio, onde também se tornou o primeiro campeão.

Além de jovens que iniciam sua carreira no automobilismo, a Fórmula Vee oferece a oportunidade para pilotos de todas as idades, como é o caso de Daniel Rienda. A categoria disponibiliza ainda cursos e aulas de pilotagem.

Para saber como participar de provas e treinos da Fórmula Vee, acesse www.fvee.com.br

Medidas de segurança

As provas em Interlagos estavam suspensas desde março devido à pandemia do novo coronavírus e foram retomadas com rígido controle de segurança. Todos os pilotos e equipe técnica passaram por testes de Covid-19. Foi obrigatório o uso de máscara na área dos boxes. Não foi permitida presença de público. No pódio, os troféus foram entregues individualmente, para evitar aglomeração. A FVee ainda adotou uma medida extra, com a aquisição de uma máquina de higienização de capacetes.

A próxima etapa do Campeonato Paulista de FVee será de 11 a 13 de setembro, novamente em Interlagos. Ao todo, a competição prevê a realização de 10 etapas, que devem ser disputadas até o final do ano.

A FVee também dará início à tradicional Copa ECPA, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP). As datas deverão ser anunciadas em breve.

Resultado da 1ª bateria da 2ª etapa do Campeonato Paulista, sábado (8/8), em Interlagos:

1)      João Pedro Maia, 24min26s177

2)      Pedro Fachini, a 54s987

3)      Gerson Zarpelão Jr, a 1min17s772

4)      Saulo Soares, a 1min31s662

5)      Laurent Guerinaud, a 1min33s184

6)      Octavio Nucci Neto, a 1min39s205

7)      Andre Suenaga, a 1min42s471

8)      Augusto Santin, a 1min50s318

9)      Daniel Rienda, a 2min04s196

10)   Maurício Lippi, a 1 volta

Resultado da 2ª bateria da 2ª etapa do Campeonato Paulista, sábado (8/8), em Interlagos:

1)      João Pedro Maia, 24min34s263

2)      Augusto Santin, a 49s849

3)      Laurent Guerinaud, a 1min06s110

4)      Gerson Zarpelão Jr, a 1min08s846

5)      Octavio Nucci Neto, a 1min15s857

6)      Saulo Soares, a 1min16s023

7)      Andre Suenaga, a 1min16s205

8)      Daniel Rienda, a 2min08s749

9)      Pedro Fachini, a 1 volta

10)   Maurício Lippi, a 1 volta

Classificação do Campeonato Paulista de FVee (após 3 de 10 etapas):

1)      Augusto Santin – 90 pontos

2)      Gerson Zarpelão Jr – 86

3)      João Pedro Maia – 80

4)      Saulo Soares – 63

5)      Lucas Veloso – 57

6)      André Suneaga – 51

7)      Laurent Guerinaud – 49

8)      Pedro Fachini – 43

9)      Octavio Nucci Neto – 22

10)   Elisio Netto – 20

11)   Weidner Emmerick – 20

12)   Wallace Martins – 18

13)   Bruno Barbieri – 17

14)   Daniel Rienda – 15

15)   Francisco Costa – 12

16)   Maurício Lippi – 12

17)   Ara Mendonça – 10

18)   Antonio Carlos Souza – 9

19)   Jônatas Rezende – 0

Classificação da FVee Máster:

1)      Augusto Santin – 112 pontos

2)      Saulo Soares – 94

3)      André Suenaga – 72

4)      Laurent Guerinaud – 66

5)      Octavio Nucci Neto – 32

6)      Weidner Emmerick – 30

7)      Daniel Rienda – 20

8)      Francisco Costa 18

9)      Maurício Lippi – 18

10)   Antonio Carlos Souza – 14

11)   Ara Mendonça – 14

Fotos:

O piloto Daniel Rienda em sua estreia em Interlagos na disputa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee com o apoio do Vasco da Gama. Créditos: Fernando Santos/Divulgação FVee

Daniel Rienda com o FVee número 5 em homenagem a Piquet, no ano passado, em prova disputada em Piracicaba (SP), lembrando a Brabham na conquista do mundial de F1.Crédito: Fernando Santos/Divulgação FVee

O piloto e torcedor vascaíno Nelson Piquet em prova da Super-V no autódromo de Jacarepaguá, no Rio, em 1976. Crédito: Claudio Larangeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *