Rali-Dakar: Palmeirinha volta a andar entre os 20 primeiros

Brasileiro foi o 17º entre os carros em dia marcado pela morte do piloto de moto sul-africano Elmer Symons.


O brasileiro Paulo Nobre (Itaú Private Bank) repetiu a boa performance do dia anterior e voltou a andar entre os primeiros colocados do Rally Lisboa Dakar nesta terça-feira. Palmeirinha, como é mais conhecido, conquistou a 17º marca do dia entre os carros depois de enfrentar a etapa mais longa do rali até o momento, com mais de 4 horas de duração. A vitória na etapa ficou com a dupla francesa Jean Louis Schlesser/Arnaud Debron, a bordo de um buggy construÁ­do pelo próprio Schlesser e equipado com motor Ford. A liderança da prova segue com o espanhol Carlos Sainz e o francês Michel Perin, a bordo de um Volkswagen Touareg.

Foi justamente na 4ª etapa da edição 2006 do Dakar que Palmeirinha disse adeus a disputa, fato que não passou em branco para o brasileiro. “Passei pela 4ª etapa, então esse já é o meu Dakar mais longo”, brincou o piloto que prosseguiu. “Mas hoje quase morri de frio, estava uns 5º negativos em Ouarzazate. Quem pensa que Dakar só é calor, está muito enganado. Hoje foi mais um dia de muita quebradeira, cheia de pedras, além de uns 30 km de dunas, mas conseguimos passar por tudo isso e ainda fiquei com a sensação de ter poupado o carro demais e o nosso tempo poderia ter sido um pouco melhor. Mas meu navegador disse que está ótimo, pois o Marrocos ainda não é lugar para acelerar.”, explicou Nobre que tem ao seu lado na BMW X5 o navegador português Filipe Palmeiro.

Outra coincidência lembrada por Palmeirinha sobre a 4ª etapa da prova do ano passado foi a classificação geral da prova. Em 2006, neste mesmo momento da competição, as três primeiras posições eram ocupadas pela Volkswagen, enquanto que o francês Stephane Peterhansel aparecia apenas na 9ª colocação, situação que se repete em 2007. “No ano passado, ao entrar na Mauritânia, o Peterhansel veio para cima e com os problemas do pessoal da Volks, passou a liderar e só perdeu a prova devido a um problema já nos últimos dias de disputa. Vamos prestar atenção para ver se ele consegue repetir o feito e sair da Mauritânia na ponta do rali”, observou.

Entre os outros brasileiros que participam de carro, Klever Kolberg/Eduardo Bampi contabilizou o 34º tempo na etapa, enquanto que Riambrugo Ximenez/Lourival Roldan ficou com a 65ª posição. A quarta etapa do rali foi marcada pela morte do piloto de moto sul-africano Elmer Symons, que se acidentou no quilÁ´metro 142 da especial e já estava sem vida quando o primeiro helicóptero da organização chegou ao local. O brasileiro Sylvio Barros também se acidentou com sua moto nesta terça-feira e sua sequência no restante da competição dependerá de uma avaliação médica.

Schlesser, o vencedor do dia – Apesar de construtor e piloto de sucesso no Dakar, tendo vencido a prova em 1999 e 2000 com seu buggy, Jean Louis Schlesser sempre dividiu seu tempo entre as pistas e as disputas off-road. Chegou a disputar uma prova de Fórmula 1, o GP da Itália de 1988, em Monza, a bordo de uma Williams, onde, como retardatário, bateu com o lÁ­der da prova Ayrton Senna há poucas voltas do encerramento, dando um presente para o público italiano, uma dobradinha da Ferrari com Gehard Berger e Michele Alboreto. Participou também do programa da Mercedes no extinto Campeonato Mundial de Esporte Protótipo, onde teve como companheiro de equipe o heptacampeão mundial e Fórmula 1, Michael Schumacher, naquela época ainda uma jovem promessa. Schlesser participa do Dakar desde 1984.

O quinto dia do Rally Lisboa Dakar terá 768km entre as cidades de Ouarzazate e Tan Tan. Após 96 km de deslocamento inicial, os pilotos partirão para 405 km de trecho cronometrado, enfrentando depois mais 178km de deslocamento. A etapa de quarta-feira deve seguir as mesmas caracterÁ­sticas das demais disputadas no Marrocos e, como diz Palmeirinha, deve ser de muita “quebradeira”, recheada de pedras e pequenas dunas.

Resultado da 4ª etapa

Carro

1º Jean Louis Schlesser/Arnaud Debron (França – Schlesser/Ford), 3h59min54s
2º Carlos Sousa/Andreas Schulz (Portugal- Volkswagen), a 7min52s
3º Carlos Sainz/Michel Perin (Espanha – Volkswagen), a 7min58s
4º Nani Roma/Lucas Senra (Espanha – Mitsubishi), a 8min05s
5º Giniel de Villiers/Dirk Von Zitizewitz (África do Sul – Volkswagen), a 8min51s
6º Hiroshi Masuoka/Pascal Maimon (Japão – Mitsubishi), a a 9min30s
7º Luc Alphand/Gilles Picard (França – Mitsubishi), a 12min09s
8º Guerlain Chicherit/Matthieu Baumel (França – BMW), a 13min27s
9º Benoit Rousselot/Gilles Mondesir (França – Nissan), a 23min56s
10º Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret (França – Mitsubishi), a 25min56s
17º Paulo Nobre/Filipe Palmeiro (Brasil – BMW), a 52min18s
34º Klever Kolberg/Eduardo Bampi (Brasil – Mitsubishi), a 1h32min29s
65º Riamburgo Ximenez/Lourival Roldan (Brasil – Mitsubishi), a 2h20min10s

Moto

1º Marc Coma (Espanha – KTM), 4h27min54s
13º Jean Azevedo (Brasil – KTM), a 40min06s
66º Dimas Mattos (Brasil – KTM), a 2h03min34s
72º Carlos Ambrósio (Brasil – KTM), a 1h00min09s

Caminhão


1º Vladimir Chagin/Semen Yakubov/Serguey Savostin (Rússia – Kamaz), 4h56min13s
5º Andre Azevedo/Maykel Justo/Jaromir Martinec (Brasil – Tatra), a 38min09s

Resultado prova após quatro etapas realizadas

Carro


1º Carlos Sainz/Michel Perin (Espanha – Volkswagen), 9h17min11s
2º Giniel de Villiers/Dirk Von Zitizewitz (África do Sul – Volkswagen), a 1min55s
3º Carlos Sousa/Andreas Schulz (Portugal- Volkswagen), a 4min20s
4º Nani Roma/Lucas Senra (Espanha – Mitsubishi), a 11min44s
5º Hiroshi Masuoka/Pascal Maimon (Japão – Mitsubishi), 12min49s
6º Luc Alphand/Gilles Picard (França – Mitsubishi), a 16min10s
7º Jean Louis Schlesser/Arnaud Debron (França – Schlesser/Ford), a 18min20s
8º Guerlain Chicherit/Matthieu Baumel (França – BMW), a 18min28s
9º Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret (França – Mitsubishi), a 24min01s
10º Mark Miller/Ralph Pitchford (EUA – Volkswagen), a 41min54s
63º Riamburgo Ximenez/Lourival Roldan (Brasil – Mitsubishi), a 4h31min43s
81º Klever Kolberg/Eduardo Bampi (Brasil – Mitsubishi), a 6h11min04s
86º Paulo Nobre/Filipe Palmeiro (Brasil – BMW), a 7h35min06s

Moto

1º Marc Coma (Espanha – KTM), 10h10min32s
9º Jean Azevedo (Brasil – KTM), a 57min17s
54º Dimas Mattos (Brasil – KTM), a 3h16min23s
79º Carlos Ambrósio (Brasil – KTM), a 4h21min24s

Caminhão

1º Vladimir Chagin/Semen Yakubov/Serguey Savostin (Rússia – Kamaz), 9h59min12s
6º Andre Azevedo/Maykel Justo/Jaromir Martinec (Brasil – Tatra), a 1h51min06