Rally: Bibas e Cavassin assumem a liderança da Mitsubishi Cup

Com uma vitória, um segundo e um terceiro lugares conquistados na quinta rodada da Mitsubishi Cup Sudeste os paranaenses Fellipe Bibas e Emerson Cavassin, da equipe ProMacchina, assumiram a liderança do certame na categoria L200 RS Máster, a mais importante da competição.

Disputada em um circuito de aproximadamente 25 km e montado no parque Beto Carreiro World, em Penha (SC), a competição apresentou dificuldades crescentes para os competidores já que a cada volta o piso deteriorava a cada volta. A dupla Reinaldo Varela e Edu Sachs, que conseguiu duas vitórias e uma segunda colocação, saiu vencedora na classificação geral.

O fato de acontecer junto ao famoso parque de diversões catarinense gerou um público extra, apesar do tempo ter permanecido encoberto durante todo o dia. Embora as nuvens não tenham se materializado em chuva, a passagem de 47 carros a cada volta piorou o piso de maneira acentuada, como explica Fellipe Bibas:

“A cada passagem os facões ficavam mais profundos e exigiam mudanças no traçado. A deterioração do piso foi tão evidente que a melhor volta do dia foi registrada na primeira das três especiais, quando tivemos um problema de motor.”

O fim de semana de Bibas e Cavassin foi, de fato, bastante movimentado. Como explicou o piloto, na primeira das três provas disputadas o dia o motor do carro da dupla perdeu rendimento em conseqüência do superaquecimento do turbo alimentador, o que foi traduzido em uma diferença de 29s2 para os vencedores Reinaldo Varela e Edu Sachs. Na segunda largada do dia a disputa foi mais intensa e foi reduzida para 2s2 para os mesmos Varela e Sachs. A dupla paranaense na verdade poderia ter vencido a especial caso não tivesse perdido tempo no controle de tempo ao final do percurso. Na terceira passagem, porém, a dupla curitibana conseguiu terminar praticamente sem problemas e registrou o melhor tempo dessa prova. O praticamente sem problemas é explicado por Emerson Cavassin:

“Assumo que o erro da segunda prova foi meu, porém na terceira perdemos algum tempo por causa da demora do fiscal em anotar nosso tempo. De qualquer forma, mesmo que tivéssemos vencido a segunda prova, a vitória na geral já estava garantida ao Varela e ao Sachs pelo tempo que eles registraram na primeira volta”.

O resultado geral da prova apresentou Reinaldo Varela/Edu Sachs em primeiro, Fellipe Bibas/Emerson Cavassin em segundo e João Carlos Cardoso/Deco Muniz em terceiro. Na classificação geral de pilotos Fellipe Bibas agora soma 182 pontos, contra 177 de Reinaldo Varela e 174 de Felipe Schultz. Entre os navegadores, Emerson Cavassin tem 185 pontos, contra 150 de Deco Muniz e 132 de Marco Túlio Lana.

Rosales e Volpato são campeões

Com três vitórias em três largadas a dupla catarinense Renato Rosales e Carlos Volpato Filho, cuja Mitsubishi L200 RS é preparada e assistida pela equipe ProMacchina, garantiu por antecipação o título da classe. Assim como Bibas e Cavassin, a dupla também apontou a mudança do piso como o principal obstáculo do dia, como o piloto:

“Tive que usar de toda a minha experiência de praticante de trilhas e raids para evitar perder tempo com os obstáculos que aumentavam de dificuldade a cada volta.”

O navegador Carlos Volpato Filho ressaltou que “essa experiência foi fundamental e permitiu que eu atualizasse minha planilha com a antecedência necessária”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *