Rally: CPR em defesa da manutenção do Museu da ULBRA

O Clube Porto Alegre de Rallye manifesta-se favorável Á  preservação do Museu de Tecnologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Há cerca de um mês, a Justiça Federal de Canoas determinou o leilão de alguns bens da Ulbra, assim como veÁ­culos antigos do Museu de Tecnologia, em razão da dÁ­vida da universidade com a União.

A posição foi tomada após reunião ordinária da diretoria do CPR, na última terça-feira (4). O Clube decidiu dar apoio institucional ao movimento que a comunidade canoense está iniciando em prol da manutenção do museu. Além do vÁ­nculo com a Ulbra na área automobilÁ­stica, a diretoria alega que essa ideia se amplia para os outros segmentos de todo o conjunto da universidade como a saúde e a educação. O objetivo é manter o museu, tanto do ponto de vista cultural como da preservação da história do automobilismo, no Brasil e no exterior.

Uma parte dos veÁ­culos já está sendo leiloada. O CPR conta com um modelo Fusca dentro do Museu que, por medidas judiciais, não pÁ´de ser retirado do local, que segue lacrado. O veÁ­culo é uma reprodução do modelo usado no  Rallye Volta da América, que completou no ano passado, 30 anos. A corrida entrou para história como o maior rallye automobilÁ­stico já realizado e foi vencida pelos gaúchos Christiano Nygaard e Neri Reolon. O Volkswagen Sedan 1300 L de número 110, levou quase 100 dias para ficar pronto, durante o trabalho de restauro.