Rally Dakar: Prova é sucesso na América do Sul

O Peru estreará no roteiro mais famoso do mundo. Serão 8.574 quilÁ´metros que se estenderão para a Argentina e Chile em 15 dias de disputas

Devido Á s ameaças terroristas no continente africano, há cinco anos o Rally Dakar é realizado na América do Sul… Mudança que trouxe mais segurança aos competidores, desafios ainda mais difÁ­ceis e paisagens fascinantes. De 05 a 20 de janeiro de 2013, equipes do mundo inteiro percorrerão 8.574 quilÁ´metros, com 4.155 de trechos cronometrados.

A largada será na capital do Peru, em Lima, com concentração no Distrito de Magdalena e largada na Praia de Corrillos. O percurso se estenderá rumo ao Sul do hemisfério, adentrando a Argentina e Chile, com parada final em Santiago. A chegada merece toques de honra: em frente ao Palácio de La Moneda – sede da Presidência da República Chilena.

Mas quando se fala em Dakar, se fala em areia, deserto e muito cansaço. E na América do Sul, não é diferente. E foi para isso que a dupla estreante na competição, o piloto Bruno Sperancini e o navegador Thiago Vargas, da Prominas Racing, se preparou. “Em média teremos 300 quilÁ´metros de areia por dia, sendo que haverá etapas de 500 quilÁ´metros só de dunas”, contou Vargas. “Neste tipo de terreno, para percorrermos 300 quilÁ´metros, precisaremos em torno de sete horas. É desgastante demais… E ainda devemos considerar que alguns incidentes poderão acontecer, como atolar, furar pneu etc”, analisou.

Bem diferente de tudo o que há no Brasil, a etapa mais longa do Rally Dakar terá 852 quilÁ´metros (com 593 de especial) e acontece dentro da Argentina, entre as cidades de San Miguel de Tucuman e Córdoba. “E o segundo maior trecho cronometrado é formado por 470 quilÁ´metros, somados os deslocamentos, chegaremos a 849 quilÁ´metros totais… Ou seja, passaremos por longos testes. Logo, viveremos uma prova de inteligência e resistência, tanto fÁ­sica quanto mecânica. Por isso, fomos bem criteriosos na escolha e na preparação do nosso veÁ­culo: um UTV Polaris RZR XP 900”, comentou Sperancini.

Faltam nove dias para a largada do 35º Rally Dakar. O Brasil segue com um time de brasileiros, no qual Sperancini e Vargas tem um objetivo: “completar o Dakar já é extremamente difÁ­cil, mas este é nosso foco. Qualquer posição no ranking final será um ótimo resultado para nós, que faremos nossa primeira participação no certame. Treinamos bastante no deserto, aprendemos como utilizar tudo o que sabemos sobre o esporte neste terreno que é inédito para nós”, encerrou Vargas.

Programação – Rally Dakar 2013

05 de janeiro – PERU: Lima
06 de janeiro – Pisco / Pisco
07 de janeiro – Pisco / Nazca
08 de janeiro – Nazca / Arequipa
09 de janeiro – Arequipa / Arica
10 de janeiro – Arica / Calama
11 de janeiro – ARGENTINA: Calama / Salta
12 de janeiro – Salta / San Miguel de Tucumán
13 de janeiro – Dia de Descanso – San Miguel de Tucumán
14 de janeiro – San Miguel de Tucumán / Córdoba
15 de janeiro – Córdoba / La Rioja
16 de janeiro – La Rioja / Fiambalá
17 de janeiro – CHILE: Fiambalá / Copiapó
18 de janeiro – Copiapó / La Serena
19 de janeiro – La Serena / Santiago
20 de janeiro – Premiação