Rally Dakar: Rival erra e tricampeão Marc Coma conquista liderança nas motos

Espanhol da KTM venceu especial do dia, encurtada por motivos de segurança

O trecho cronometrado de 211 quilômetros da quinta etapa do Dakar 2014 deu uma reviravolta na categoria motos. O espanhol Joan Barreda (Honda), que liderava até o momento, cometeu nesta quinta-feira (5) um erro de navegação que pode ter lhe custado a disputa pelo título. Quem se aproveitou da situação foi o tricampeão Marc Coma (KTM), que venceu a especial entre Chilecito e Tucumán, na Argentina, e ainda ganhou a primeira posição no acumulado.

Mais do que a vitória no dia, Coma abriu vantagem considerável para o rival da Honda na corrida contra o relógio. A diferença para Barreda, segundo colocado na classificação geral, é superior a 40 minutos.

Com exceção do espanhol tricampeão do Dakar, o Top 5 da quinta etapa, que foi encurtada em 205 quilômetros pela organização em razão de temperaturas extremas, foi completado por pilotos que até então não figuravam nas primeiras colocações. Jordi Viladoms (KTM) finalizou em segundo, 12 minutos atrás do ponteiro, seguido de Kuba Przygonski (KTM), Helder Rodrigues (Honda) e Riaan Van Niekerk (KTM).

O dia também não foi nada bom para o pentacampeão Cyril Despres (Yamaha), que conviveu com problemas de superaquecimento na moto e acabou em 18º, e para Paulo Gonçalves (Honda), que abandonou a prova após incêndio de seu equipamento. Já Chaleco Lopez (KTM), se perdeu no trajeto e finalizou apenas na 27º colocação.

Nesta sexta-feira (9), os participantes da categoria enfrentarão uma nova região de montanhas. A especial, que terá 400 quilômetros, sairá de Tucumán rumo a Salta, no norte da Argentina.

Dário Júlio sofre queda e deixa Dakar 2014

Brasileiro passa bem após ser atendido pela equipe médica da competição e encaminhado para hospital de Tucumán, na Argentina

O piloto brasileiro Dário Júlio, da Honda Racing Rally Team, sofreu uma queda nesta quinta-feira (9), durante o quinto dia de competições do Rally Dakar 2014, entre as cidades de Chilecito e Tucumán, na Argentina. O mineiro de Lavras foi levado para um hospital da região, está consciente e passa bem.

Segundo as primeiras informações médicas, Dário fraturou a clavícula e o punho. O piloto continua em observação e fará mais exames. 

A etapa desta quinta foi uma das mais difíceis do Dakar 2014 até o momento, com temperaturas acima de 40 graus e muitos abandonos. Do total de 320 veículos (motos, quadriciclos, carros e caminhões) que largaram hoje, apenas 173 completaram a especial (trechos cronometrados). Na categoria motos, a segunda parte da prova foi até cancelada por motivos de segurança.

Resultados (extraoficiais) Dakar 2014 – 5ª etapa – Motos

1º Marc Coma #2 (KTM) 3h03min08s
2º Jordi Viladoms #4 (KTM) +12min54s
3º Kuba Przygonski #15 (KTM) +22min45s
4º Helder Rodrigues #7 (Honda) +25min53s
5º Riaan Van Niekerk #30 (KTM) +32min04s

Resultados (extraoficiais) Dakar 2014 – Acumulado após cinco etapas – Motos

1º Marc Coma #2 (KTM) 18h45min11s
2º Joan Barreda #3 (Honda) +41min10s
3º Chaleco Lopez #5 (KTM) +53min41s
4º Jordi Viladoms #4 (KTM) +58min58s
5º Alain Duclos #22 (Sherco) +1h02min13s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *