Rally dos Sertões: Varela e Gugelmin vencem segunda especial do Sertões

Cristian Baumgart e Beco Andreotti foram os segundos colocados do dia, seguidos de Guiga Spinelli e Youssef Haddad

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin venceram nesta segunda-feira (3) a segunda especial do Rally dos Sertões e abriram vantagem em relação aos concorrentes. A dupla, que disputa a principal prova de rali cross-country do PaÁ­s com uma Toyota Hilux, percorreu os 151,73km entre as cidades goianas de Rio Verde e Itumbiara em 1h15min54s, mantendo a invencibilidade na prova, que terá duração até o próximo sábado, quando chegará Á  Foz do Iguaçu (PR).

A segunda colocação do dia ficou com a Ford Ranger de Cristian Baumgart e Beco Andreotti, que foram 1min06s mais lentos em relação aos vencedores do dia. Guilherme Spinelli e Youssef Haddad ficaram com a terceira posição, com um Mitsubishi ASX, seguidos por Marcos Baumgart e Kleber Cincea, que competem com outra Ford Ranger. O top-5 do dia foi completo por LuÁ­s Nacif e Felipe Oliveira, com uma Range Rover, conquistando a vitória na classe Protótipos T1.

“Foi tudo bem novamente. Hoje a Especial foi bem rápida, mas andamos tranquilos e não forçamos muito o carro”, comentou Varela. “Aqui temos que andar o tempo inteiro no próprio ritmo, senão desconcentra. Precisamos andar forte, mas com segurança, sem prejudicar o carro. Esse é o ritmo que devemos ir até o final, porque não sabemos os imprevistos que podem acontecer e porque os concorrentes estão andando bem forte”, completou.

“Largamos na sexta posição, e por isso tivemos alguma dificuldade de passar um carro, mas depois pudemos manter um ritmo bem forte”, comentou Cristian, que precisou atravessar uma cerca por três vezes. “Fui desviar de um mata-burro e quanto vi tinha a cerca. Como era tarde demais para frear, enfiei o pé e passei. Depois eu acabei varando outra cerca, mas tinha de voltar para o outro lado. Resultado, tive que ‘pular’ a cerca mais uma vez. Acho que o fazendeiro não vai ficar feliz”, explicou.

“Estamos satisfeitos com o resultado de hoje. Tivemos uma boa evolução em comparação a ontem. Conseguimos vir em um ritmo bem melhor, mas temos uma lista de coisas para evoluirmos mais para os próximos dias”, disse Spinelli. “Na noite de hoje, a equipe volta a trabalhar na suspensão e experimentaremos algumas modificações em busca de uma performance melhor. Falta muita prova e vamos continuar trabalhando para evoluir dia a dia”, encerrou Guiga.

Com os resultados desta segunda-feira, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin têm agora 3h22min51s acumulados, 6min56s Á  frente dos segundos colocados, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad. Marcos Baumgart e Kleber Cincea são os terceiros, distantes 14min36s dos lÁ­deres. João Franciosi e Rafael Capoani são os quartos colocados, com 17min02s de desvantagem, enquanto Sylvio de Barros e Rogério Almeida aparecem em quinto, com 21min50s de atraso.

A especial desta terça-feira do Rally dos Sertões deixará a cidade de Itumbiara e terá chegada em São Simão, ainda em Goiás. O percurso total contará com 503,37km, sendo 295,05 deles cronometrados, que passarão por uma serra estreita e sinuosa, seguindo por um trecho travado até alcançar uma região agrÁ­cola, com um piso de areia e piçarras. Confira o resultado da segunda especial e a classificação do Rally dos Sertões:

Resultado da segunda etapa (extraoficial) – carros

1º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Toyota/Divino Fogão Rally Team) 1h15min54s

2º Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Ford/X Rally Team/NWM) +1min06s

3º Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras) +1min12s

4º Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Ford/X Rally Team/NWM) +1min29s

5º Luis Nacif/Felipe Oliveira (Range Rover/Microcity) +8min04s

Acumulado da categoria carros após duas etapas (extraoficial)

1º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Toyota/Divino Fogão Rally Team) 3h22min51s

2º Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras) +6min56s

3º Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Ford/X Rally Team/NWM) +14min36s

4º João Franciosi/Rafael Capoani (Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras) +17min02s

5º Silvio Barros/Rogério Almeida (Mitsubishi/Mitsubishi Ralliart) +21min50s

Foto: Sérgio Sanderson