Rally Transparaná: Transparaná chega Á  região noroeste do estado após segundo dia de raid

Na manhã desta quarta-feira (26), competidores partem de Campo Mourão para iniciar o terceiro dia de competição em trilhas que levam até Apucarana

Depois de percorreram aproximadamente 310 quilÁ´metros ao largarem de Cascavel, no oeste do Paraná, os competidores de todo o Brasil que disputam o Raid Transparaná chegaram Á  cidade de Campo Mourão, no noroeste do estado, na tarde desta terça-feira (25). Foram cerca de 8h40min de prova antes de eliminarem mais duas fases, ao completarem a quarta das 11 etapas do Transparaná 2011. O Jeep Clube de Curitiba divulga os resultados e premia os vencedores do segundo dia de competição na noite desta terça-feira.

O segundo dia do considerado o maior raid das Américas foi um pouco mais light do que o primeiro. “Enfrentamos um pouco mais de dificuldade no inÁ­cio da manhã, na saÁ­da de Cascavel, em um reflorestamento com médias altas de velocidade e referências curtas, mas nem se compara com o nÁ­vel de dificuldade de ontem”, opina o navegador Luis Felipe Eckel, da categoria master.

Formando equipe com o piloto Luiz Afonso Poli, mesmo diante dos entraves do primeiro dia de raid, a dupla Poli e Eckel terminou em primeiro e segundo lugares as duas primeiras etapas, respectivamente, e até agora ocupa a vice-liderança na classificação da categoria, somando os mesmos 45 pontos alcançados pelos catarinenses Flávio Kath e Rafain Walendowsky, que lideram a Master pelos critérios de desempate.

“Andamos bem hoje de novo, mas depois do trajeto mais difÁ­cil da manhã, tiramos um pouco o pé, mesmo correndo o risco de perder pontos, pois também temos que pensar em preservar o carro para aguentar a maratona dos seis dias de Raid. Queremos chegar em Caiobá, esse é o nosso principal objetivo”, observa Poli, o piloto da dupla curitibana do carro 23.

Na terceira etapa do raid, de Cascavel a Ubiratã, além dos reflorestamentos em eucaliptos e pinos, os competidores encaram trilha de aproximadamente 100 metros dentro de um rio e ainda puderam apreciar a beleza de três cachoeiras. Depois de um deslocamento de 30 quilÁ´metros, enfrentaram novo reflorestamento antes do pit stop do almoço. Na quarta etapa, uma nova travessia por um rio pequeno antes da passagem por Mamborê. O trajeto final até Campo Mourão foi ao estilo rali, estradas em linha reta com muita poeira e médias altas de velocidade.

Amanhã (26), os jipeiros deixam Campo Mourão para enfrentar 248 km de trilhas no terceiro dia de competição, levando aproximadamente 8h44min para completar a quinta e sexta etapas do Raid. Eles passam por Quinta do Sol, com parada para almoço no Hotel Fazendo Água Azul, e São Pedro do IvaÁ­, antes de chegarem a Apucarana.

Mais informações, notÁ­cias, resultados e imagens da 17ª edição do Transparaná 2011 são encontrados no site www.transparana.com.br. O Raid conta com o patrocÁ­nio da Troller, Trilha Eurocar, Ekron Guinchos, Off Limits, Northstar Motors, Itaipu Binacional e das Prefeituras de Curitiba e Guaira, além do apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo, Federação Paranaense de Automobilismo, SindicosbustÁ­veis, Sanepar, Rádio 98 FM, Mamute Off-Road, Apolar Imóveis, Postos Tonin, Fox Fire, Trevauto VeÁ­culos, Acassius Adesivos, Fábrica das Cópias, Costão do Santinho Resort Golf SPA, Mabu Thermas & Resort e das Prefeituras de Palotina, Toledo, Cascavel, Campo Mourão, Apucarana, Telêmaco Borba e Matinhos.