SBK Series: Em dia histórico, Diego Faustino estreia com o pé direito e vence

Com recorde de pilotos na pista, cerca de 220, e de público nas arquibancadas, mais de 30 mil pessoas – número nunca visto em uma competição de motovelocidade brasileira -, começou, neste domingo, 11, o Mobil Pirelli SuperBike, evento que abre a temporada 2012 do SuperBike Series Brasil, quinto maior campeonato de motovelocidade do mundo segundo a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e a Bain & Company.

Um dos destaques da primeira etapa da competição no ano foi a estreia de Diego Faustino (#68), da equipe Spiga Racing, no SBK Series. O piloto, de 21 anos, conseguiu com uma vitória surpreendente. Depois de largar em quinto, Faustino rapidamente assumiu a segunda colocação e foi Á  caça do lÁ­der Danilo Andric (#64), da M2B Limited MotoSports. Andric conseguiu segurar as investidas de Faustino até a 12ª segunda volta, quando perdeu o controle da moto e foi parar na área de escape. Com isso, a liderança caiu no colo do piloto #68, que administrou até o fim da corrida e comemorou muito sua primeira vitória já na estreia no SBK Series.

“Foi uma corrida maravilhosa. A estratégia para hoje era largar bem e tentar ficar atrás dos primeiros. Graças a Deus, deu tudo certo e eu consegui manter o ritmo desde o começo, conforme tinha planejado antes da corrida. Quero agradecer Á  Spiga, que trabalhou muito nas duas últimas semanas para acertar minha moto. Talvez a melhor moto em que eu já andei na minha vida”, afirmou Faustino, que levou uma Honda Lead pela vitória na SuperBike.

Depois de largar bem e manter o segundo lugar obtido nos treinos classificatórios, Bruno Silva (#18), da Target Racing, caiu para a quarta posição na prova, mas conseguiu se recuperar e terminou em segundo. “Larguei bem, mas perdi ritmo e acabei me distanciando dos lÁ­deres. No fim deu tudo certo. Quero agradecer a todos da organização e aos pilotos pelo alto nÁ­vel do campeonato”, disse.

Fazendo uma ótima corrida de recuperação, Bruno Corano (#34), da Desodorante Gillette Monster Energy Kawasaki SuperBike Team, largou em oitavo e, pilotando com muita agressividade, conseguiu terminar em terceiro, após uma bela disputa com Alecsandre de Grandi (#90), o Doca, da Team de Grandi Bardahl – quarto colocado.

“Eu não ganhei, mas sensação é de vitória. Estou feliz porque todos os melhores pilotos do paÁ­s estão aqui; e isso só ajuda aos ‘pegas’ na pista. Como um todo, foi muito bom. Vamos ver se na próxima eu ando mais e outros menos. Minha briga com Doca foi demais, nós chegamos a bater moto com moto. Ele é ‘carne de pescoço’. Eu peguei a moto de última hora, mas é isso aÁ­. Vamos trabalhar ainda mais nela”, disse Corano.

Doca largou em sexto e, como de costume, já na primeira curva assumiu a terceira posição, posto que só perdeu no fim da prova. Apesar da moto modelo 2008, Doca promete dar muito trabalho para os demais pilotos do grid.

O quinto lugar do pódio ficou com José Luiz Teixeira (#51), o Cachorrão, que este ano passa a correr na equipe oficial de fábrica Honda. “Estou com uma equipe nova e a primeira corrida foi para me adaptar Á  moto. Estamos muito otimistas com a temporada.”

Danilo Andric, que acabou ficando em sexto, fez a volta mais rápida da prova, com 1m40s494. Também marcou presença nesta primeira etapa do campeonato, o campeão italiano (#81) Sebastiano Zerbo, da equipe oficial Bimota, que vai usar o SuperBike Series 2012 para desenvolver a moto oficial da equipe italiana para o mundial de 2013. Zerbo ficou impressionado com o evento e espera estar mais adaptado ao estilo de pilotagem brasileiro já na próxima etapa.

Prêmio para o público

Durante a primeira etapa do Mobil Pirelli SuperBike-2012, as mais de 30 mil pessoas presentes no autódromo concorreram a uma Honda CG 125 Fan pela organização do SBK Series. O sortudo do dia foi Moacir Roque Silva, casado e pai de dois filhos. Mecânico, ele se disse muito feliz com o prêmio. “Eu não esperava sair daqui com uma moto. Isso foi uma bênção. Eu me sinto maravilhado. É a primeira vez que venho a Interlagos. Graças a Deus ganhei”, comemorou Moacir.

A próxima etapa do Mobil Pirelli SuperBike está marcada para o dia 15 de abril, novamente no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

O SuperBike Series tem a realização da MotoSchool e Geo Eventos. PatrocÁ­nio de Desodorante Gillette, Honda, Pirelli, Mobil, Diafrag, Laquila, Akrapovic, Ohlins, Alpinestars, Shark, Tutto Moto, Dainese e AGV. Apoio da Prefeitura de São Paulo, São Paulo Turismo, ESPN Brasil, Band e Rádio Metropolitana.

Resultado da 1ª etapa do Mobil Pirelli SuperBike Categoria Pró (10 primeiros)

1 – #68 Diego Faustino (Spiga Racing)
2 – #18 Bruno Silva (Target Racing)
3 – #34 Bruno Corano (Desodorante Gillette Monster Energy Kawasaki SuperBike Team)
4 – #90 Alecsandre Brieda “Doca” (Team de Grandi)
5 – #51 José Luiz Teixeira “Cachorrão” (Honda Rancing)
6 – #64 Danilo Andric (M2B Limited MotoSports)
7 – #97 Rodrigo de Benedicts (Alpha Racing)
8 – #47 Wesley Gutierrez (Alemão Pneus)
9 – #81 Sebastiano Zerbo (Perfect Racing)
10 – #14 Nicollas Ferreira (Alpha Racing)