SP terá serviço de compartilhamento de scooter elétrico por R$ 0,59/minuto

A empresa brasileira Riba aproveitou o Salão dos Veículos Elétricos, que acontece em São Paulo entre 17 e 19 de setembro, para apresentar o RibaShare, o primeiro serviço de compartilhamento de scooters elétricos. Inicialmente, o serviço vai funcionar apenas na capital paulista por meio de um aplicativo (Android e iOS) em que o usuário poderá localizar os scooters mais próximos e fazer uma reserva.

Ao encontrar o scooter, o usuário terá de fazer check-in no aplicativo para que os sensores inteligentes destravem o veículo. Os scooters terão um baú com o capacete, que estará liberado junto com o veículo. O aluguel do scooter custará R$ 0,59 por minuto. Para finalizar a cobrança, basta que o usuário estacione o veículo em qualquer local permitido dentro da área de abrangência, sem a necessidade de levá-lo ao ponto inicial, e guardar o capacete no baú. O RibaShare não terá estações fixas e a empresa irá se responsabilizar por recarregar as baterias do scooter elétrico.

O serviço funcionará inicialmente na Vila Olímpia, Itaim Bibi e Berrini com uma frota de 50 scooters elétricos a partir de outubro. Os scooters elétricos da RibaShare têm autonomia para 90 km com uma carga e a velocidade é limitada a 50km/h.

“Estamos otimistas e esperamos uma ótima aceitação do público. Nos baseamos muito no mercado europeu, que já possui alguns bons modelos de negócio como esse. Somos pioneiros nesse segmento e esperamos expandir o negócio em um curto período”, afirma Fernando Freitas, CEO da Riba, que projeta virar o ano já com 250 unidades e ampliar a área de atuação.

Quem estiver interessado, já pode se cadastrar no site da empresa antes do lançamento do aplicativo, previsto para o próximo mês. O cadastro prévio garante 15 minutos gratuitos no primeiro uso. Vale lembrar que para pilotar uma scooter, mesmo que elétrica, é necessário possuir a habilitação na categoria A, para motocicletas.

Fonte: Infomoto – UOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *