Spyder Race: Renan Guerra conquista primeira pole position na temporada

Com problemas no acionamento da injeção eletrÁ´nica, Fabio Perez não treina e vai largar em último. Pela classe Light, primeira posição fica mais uma vez com Rony Martins.

A pole position para a sétima etapa da Spyder Race, que será realizada neste domingo (20) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, ficou com o piloto mais jovem do grid. O paulista Renan Guerra, de 18 anos de idade, foi o mais rápido na sessão classificatória deste sábado e, pela primeira vez na carreira, vai liderar o grid da categoria mais rápida e competitiva do Campeonato Paulista de Automobilismo.


 


Embora tenha sido o segundo colocado na etapa anterior, realizada há cerca de um mês, Guerra não estava entre os favoritos neste sábado, em especial pelo resultado dos dois treinos livres do dia anterior. Oitavo colocado nas duas sessões, ele chegou a realizar um treino extra em conjunto com a categoria Força Livre – algo permitido pelo regulamento da Spyder -, para buscar o equilÁ­brio ideal do carro.


 


“Meus treinos na sexta-feira foram muito ruins. Não conseguimos acertar o carro e os pneus terminaram na lona. Por isso optamos por fazer o treino da Força Livre e, com pneus novos, o carro foi muito bem. Mantivemos esse acerto para hoje e deu tudo certo”, comemorou o piloto, que no ano passado disputou a Spyder Race Light.


 


Normalmente equilibrado, o treino classificatório da Spyder Race terminou com uma vantagem maior que o habitual em favor de Renan Guerra, que com o tempo de 1min43s120 abriu pouco mais de 0s3 para seu companheiro na primeira fila, Sérgio Pistili.


 


A diferença, no entanto, não foi suficiente para tranqüilizar o pole e, ao mesmo tempo, não chegou a preocupar Pistili – que atravessa boa fase após a vitória obtida na corrida anterior. “Estou muito contente. Melhor que isso, só mesmo a pole position”, comemorou. “Acredito que a corrida será bastante competitiva, em especial pelo desgaste que os pneus, o carro e os próprios pilotos sofrem com o passar das voltas. Ficamos um pouco atrás nesse treino, mas na corrida os carros devem andar bem mais próximos”, declarou o segundo colocado.


 


Pela classe Light, a vantagem é mais uma vez de Rony Martins, que conquistou sua ___ pole position na temporada. Apesar do resultado favorável, ele admitiu ter tido trabalho durante a sessão classificatória, que chegou a ser interrompida por bandeira vermelha devido ao acidente de Roberto Dal Pont.


 


“SaÁ­mos para esse treino com pneus novos somente na traseira, e erramos na calibragem”, revelou Rony. “Na primeira parte do treino meu carro não esteve rápido, e só consegui um tempo competitivo depois da bandeira vermelha. De volta ao box, pudemos alterar a calibragem e meu carro melhorou muito”, acrescentou.


 


LÁ­der larga em último – Com problemas no acionamento da injeção eletrÁ´nica de combustÁ­vel, o lÁ­der Fabio Perez praticamente não treinou neste sábado. Antes mesmo de abrir a volta rápida, ele ficou parado na Subida do Café e, sem tempo, vai largar em último.


 


A presença de um piloto rápido no pelotão de trás promete dose extra de emoção para a corrida deste domingo, e Fabio continua na lista de candidatos Á  vitória principalmente na opinião de seus adversários. Hyppolito Martinez, terceiro no grid da corrida de amanhã, já viveu situação parecida no ano passado, no Rio de Janeiro, quando chegou Á  vitória mesmo saindo da última posição.


 


“O Fabio não é carta fora do baralho e, se chegar no pelotão da frente, certamente vai incomodar”, opinou Martinez. “Só não sabemos qual será a postura dele durante a prova. Quando larguei em último no Rio, vim para o tudo ou nada porque queria muito a vitória e não estava na disputa pelo tÁ­tulo. Se o objetivo do Fabio nessa prova for apenas o de marcar pontos pensando no campeonato, ele pode ter mais cautela nas ultrapassagens”, opinou.


 


O retorno do atual lÁ­der do campeonato Á s primeiras posições pode se tornar ainda mais emocionante caso o ritmo da corrida chegue a ser interrompido pelo safety car. Cinco das últimas seis provas tiveram acidentes que exigiram a entrada do carro de segurança, o que aumenta as chances de Perez na etapa deste domingo. O grid de largada completo para a sétima prova da temporada da Spyder Race é o seguinte:


 


1) Renan Guerra, 1min43s120


2) Sérgio Pistilli, 1min43s402


3) Hyppolito Martinez, 1min43s437


4) Antonio Avallone Jr., 1min43s605


5) Henrique José, 1min43s624


6) Rony Martins (L), 1min43s671


7) Leandro Romera, 1min44s108


8) Fernando Fortes, 1min44s231


9) José Cardoso (L), 1min44s432


10) Rodrigo Posses, 1min45s189


11) Alexandre Miranda (L), 1min45s579


12) Charles Reed 1min45s734


13) Marco Cozzi (L), 1min45s803


14) Evandro Pelati (L), 1min46s685


15) Roberto Dal Pont (L), 1min47s032


16) Jacomo Sanzone (L), 1min47s610


17) Jeferson Leandrini (L), 1min47s903


18) Ronaldo Kastropil (L), 1min48s432


19) Matheus Maccari (L), 1min48s761


20) Douglas Meireles (L), 1min49s250


21) Heinzjurgen Halle (L), 2min06s960


22) Paulo Andrade (L), 2min24s134


23) Fábio Perez, sem tempo