Stock Boat Class One e o Renascimento da Motonáutica no Rio de Janeiro

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Motonáutica, categoria Stock Boat Class One será realizada pela primeira vez na Lagoa Rodrigo de Freitas, Á s 10h30 do dia 23 de maio de 2010. O Campeonato Stock Boat é o renascimento da motonáutica brasileira, de volta ao cenário esportivo nacional para dar oportunidade a novos pilotos, mecânicos e toda a cadeia produtiva deste segmento. Trata-se de uma modalidade em que os competidores têm igualdade de condições, pois o conjunto (casco e motor) é idêntico para todos. A motonáutica é praticada hoje nos principais paÁ­ses do mundo. No Brasil, após anos de glória nas décadas de 60 e 70, praticamente desapareceu do calendário esportivo nacional.

O campeonato, em sua 4ª. edição,  já esteve presente em cidades como Marina da Glória (no RJ); São Vicente (SP); Nazaré Paulista (SP); Angra dos Reis (RJ); Vitória (ES), Niterói (RJ); Manaus (AM); Ribeirão Pires (SP) e Florianópolis (SC).  Agora chegou a vez do belo cartão postal da cidade do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas, com sua estrutura esportiva natural e paisagem inconfundÁ­vel, sinÁ´nimos de beleza, vida saudável e lazer; ideal para a prática de esportes aquáticos.  No seu entorno estão localizadas as sedes náuticas dos clubes de Regatas do Botafogo, Flamengo, Vasco da Gama; além do Clube Naval (na Ilha do Piraquê e antigo representante da Federação de Motonáutica do Rio de Janeiro); e do Estádio de Remo da Lagoa e Clube Caiçaras (que sediaram provas do Pan Americanos de 2007).Â
Â
Seu espelho de água, em forma de coração, tem 2,2 milhões de metros quadrados de superfÁ­cie, com uma profundidade média de 2,8 m e seu perÁ­metro urbano chega a 7,8 km.  Todo esse esplendor cercado pelo Cristo Redentor, a Floresta da Tijuca, o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, parques e áreas de preservação ambiental; sem contar os mais badalados bairros cariocas (Lagoa, Ipanema, Leblon, Gávea e Jardim Botânico).
Â
Apesar de serem chamadas “voadeiras” nos anos 50 e 60, as lanchas dos campeonatos eram mais barulhentas e com pouca agilidade.  As corridas tinham público cativo e serviram de cena para o filme “Meus amores no Rio” (1958), dirigido por Carlos Hugo Christensen.  Os saudosistas lembram que os motores de popa eram enormes e as lanchas não tinham muita proteção.  Já os barcos da Stock Boat possuem motores Mercury de 150 HP Optimax, e são construÁ­dos seguindo rigorosamente as normas internacionais de segurança da União Internacional de Motonáutica (UIM).Â
Â
O Campeonato Brasileiro de Motonáutica, categoria Stock Boat Class One é a única homologada pela CBVM (Confederação Brasileira de Vela e Motor).   Nelson Bordallo, diretor técnico da CBVM, acompanhou as corridas nas décadas de 60 e 70, e dá seu depoimento:   “Chegamos a ter 200 barcos ou mais, em campeonatos estaduais e brasileiro, nas categorias de esporte “s” (de motores de pequena Á  potência de 2 mil litros), da classe “o” (os famosos catamarãs), e da classe “r” (os três pontos, ou seja, os motores de centro V8).  Ou seja, todas as competições do brasileiro de motonáutica eram realizadas na Lagoa, e algumas estaduais nos clubes da BaÁ­a de Guanabara.  Assisti a várias quebra de recordes, com pilotos de todo o Brasil.  Tinha cobertura da mÁ­dia nacional e internacional, e o público lotava as margens da Lagoa para ver os ases da motonáutica”, completa Bordallo.
Â
O trajeto da corrida só será divulgado após os treinos livres e classificatórios, no dia 22 (sábado), a partir das 10h.  Já neste dia, o público terá um gostinho do que será a prova do dia 23 (domingo), ver o design arrojado e a velocidade que os barcos podem atingir, cerca de 120 km/h, ouvir o ronco dos motores, e sentir a adrenalina e emoção de uma prova de motonáutica.
Â
O Campeonato Brasileiro de Motonáutica, categoria Stock Boat Class One têm o patrocÁ­nio da Revista Náutica, Governo do Estado do Rio de Janeiro; apoio da Prefeitura do MunicÁ­pio do Rio de Janeiro, Ministério do Turismo, Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (ACOBAR), Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), Refrigerante Mineirinho e Real Power Boats; apoio técnico da Rio Motor Racing Club; realização Arte & Vida e produção Stock Boat Promoções e Eventos Ltda.