Stock Car: Daniel Serra e Átila Abreu vencem as provas da Goiânia 500

Daniel Serra (Eurofarma RC) e Átila Abreu (Shell Racing) foram os vencedores da Goiânia 500, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, penúltima etapa da temporada.

Prova 1:

LÁ­der do campeonato Serra venceu a primeira prova. Ricardo Zonta (Shell Racing) e o português AntÁ´nio Felix da Costa (Hero Motorsport) completaram o pódio.

Pole-position Serra manteve a ponta na largada, seguido pelo parceiro de equipe Ricardo Mauricio (Eurofarma RC), Thiago Camilo (Ipiranga Racing), Zonta e Marcos Gomes (Cimed Racing), que fez uma largada ruim e perdeu três posições.

Logo na primeira volta seis carros saÁ­ram da pista: Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi Racing), Tuka Rocha (RCM Motorsport), Allam Khodair (Full Time Sports), Márcio Campos (Blau Motorsport), Cacá Bueno (Cimed Racing) e Felipe Lappena (Cavaleiro Sports).

Zonta passou Camilo, e na volta 13, com o abandono de MaurÁ­cio, devido um pneu furado, o ex-piloto de F-1 assumiu a segunda posição.

Com os pit stops feitos, Serra manteve a ponta. Na volta 21 o Safety-Car foi acionado, reagrupando os carros. Com a prova reiniciada Serra controlou os ataques de Zonta, para vencer com 1s021 de vantagem.

“O final foi bem difÁ­cil. Consegui abrir no começo, em um ritmo bem puxado, mas depois foi complicado para segurar. Felizmente deu tudo certo e o carro estava muito bom”, destacou Daniel Serra, que conquistou sua quarta vitória na temporada.

“Posso dizer que foi uma corrida bem puxada. A gente teve um superaquecimento dos pneus, e com isso perdi um pouco da aderência no carro. Meu pit stop foi bem rápido, a gente arriscou tudo no momento, e no final tentamos apertar um pouco mais, mas o Daniel está com um carro também muito bom”, afirmou Zonta

Da Costa, fazendo a sua primeira prova no ano na categoria, completou o pódio.

“A disputa foi muito boa. O carro estava bem competitivo. Apesar de não ter ido mais para frente, foi uma boa experiência. Dei algumas erradas em momentos crÁ­ticos, porque eu tentei economizar o máximo de push em relação aos outros caras, e quando era para eu usar cometi alguns erros, por isso não deu para passar o Zonta. Mas está bom. Aprendi muito nessa corrida”, disse. O piloto do carro #444 chegou a ter uma disputa mais acirrada ao se defender de Marcos Gomes. Ambos chegaram a se tocar na pista. “O Gomes me deu um toque na saÁ­da da curva 1, e por isso ele teve a oportunidade de colocar do meu lado e depois fui me defender. No entanto, eu gostaria de rever o lance em vÁ­deo para emitir qualquer julgamento”, declarou da Costa.

Gomes, Denis Navarro (Cimed Racing Team), Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team), Max Wilson (RCM Motorsport), Camilo, Rubens Barrichello (Full Time Sports) e Abreu completaram os dez primeiros. Com o grid dos dez primeiros invertido, Abreu garantiu a primeira posição no grid da segunda prova.

Final:

1. 29 Daniel Serra (Eurofarma RC) – 28 voltas em 42min21s479
2. 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – a 1.021
3. 444 Felix da Costa (Hero Motorsport) – a 2.154
4. 80 Marcos Gomes (Cimed Racing) – a 2.638
5. 5 Denis Navarro (Cimed Racing Team) – a 5.484
6. 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 5.955
7. 65 Max Wilson (RCM Motorsport) – a 6.897
8. 21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing) – a 7.681
9. 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 8.750
10. 51 Átila Abreu (Shell Racing) – a 9.256
11. 83 Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport) – a 9.888
12. 28 Galid Osman (Ipiranga Racing) – a 10.712
13. 0 Cacá Bueno (Cimed Racing) – a 11.009
14. 70 Diego Nunes (Hero Motorsport) – a 11.048
15. 18 Allam Khodair (Full Time Sports) – a 16.513
16. 77 Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team) – a 19.125
17. 117 Guilherme Salas (Vogel Motorsport) – a 19.298
18. 3 Bia Figueiredo (Full Time Academy) – a 23.663
19. 8 Rafael Suzuki (Cavaleiro Sports) – a 48.873
20. 555 Renato Braga (Mico’s Racing) – a 1 volta
21. 40 Felipe Fraga (Cimed Racing Team) – a 2 voltas
NÁƒO COMPLETARAM (75% da distância de prova)
22. 4 Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing) – a 8 voltas
23. 188 Beto Monteiro (Mico’s Racing) – a 9 voltas
24. 12 Lucas Foresti (Full Time Academy) – a 10 voltas
25. 31 Marcio Campos (Blau Motorsport) – a 12 voltas
26. 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – a 15 voltas
27. 73 Sergio Jimenez (Bardahl Hot Car) – a 15 voltas
28. 30 Cesar Ramos (Blau Motorsport) – a 19 voltas
29. 1 Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi Racing) – a 20 voltas
30. 9 Guga Lima (Bardahl Hot Car) – a 21 voltas
31. 110 Felipe Lapenna (Cavaleiro Sports) – a 27 voltas
32. 25 Tuka Rocha (RCM Motorsport) – a 28 voltas
MELHOR VOLTA: Daniel Serra, 1min25s242
*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

Prova 2:

Abreu venceu a segunda prova, com Wilson e Bueno completando o pódio.

Como sempre acontece na segunda prova a estratégia de cada piloto na parada nos boxes, era fundamental. Os pilotos, que haviam abastecido na primeira prova, iriam fazer apenas uma parada rápida nos boxes.

Barrichello foi o último a parar nos boxes, voltando em terceiro, atrás de Abreu e Wilson. Camilo era o quarto colocado. Barrichello não conseguiu manter o rendimento e foi perdendo posições. Bueno superou Camilo, pelo terceiro lugar e começou a pressionar Wilson.

Abreu manteve a ponta até o final, recebendo a bandeirada com 0s677 de vantagem sobre Wilson.

“Jogamos com o regulamento. Fico feliz por ter conquistado a vitória e ter somado mais de 30 pontos hoje, um bom passo para fechar o campeonato entre os três ou até mesmo ter uma chance lutar pelo vice-campeonato, ainda que pequena, mas vamos fazer o nosso trabalho para final, e vamos estar tinindo em Interlagos”, declarou Abreu.

“Nosso carro estava bom, competitivo, e o do Átila também. Do meio da corrida para frente eu já não tinha mais push, e mesmo assim consegui me manter no mesmo ritmo, o que é difÁ­cil. Não deu para ganhar hoje, o segundo lugar era o máximo que poderÁ­amos conseguir e estou contente pelo resultado”, resignou-se Wilson.

Bueno fechou o pódio, apenas 0s112 atrás de Wilson.

“Tomei um toque na primeira corrida, o que me jogou para o último lugar. Não troquei pneus – um monte de gente trocou – e mesmo assim eu era um dos carros mais rápidos da pista. Isso mostra que o carro realmente acendeu neste fim de semana, estava muito bom. Ainda falta um pouquinho de tração. Pena que eu praticamente abortei a primeira corrida, senão a gente poderia ter feito um domingo ainda melhor”, explicou Bueno.

Camilo foi o quarto, seguido por Diego Nunes (Hero Motorsport) e Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport). Lucas Foresti (Full Time Academy), Genz, Serra e Lapenna, fecharam os dez primeiros.

Barrichello foi punido com 20 segundos no seu tempo final, e caiu para o 17º lugar.

Destaque da primeira prova, e um dos vencedores do Hero Push (junto com Barrichello e Bia Figueiredo) da Costa abandonou logo na primeira volta. Depois de ter o carro danificado em um toque com Navarro.

Serra lidera o campeonato com 325 pontos, seguido por Camilo com 310. Apenas os dois estão na disputa pelo tÁ­tulo.

Interlagos recebe a grande final em prova valendo pontuação dobrada, no dia 10 de dezembro.

Final:

1. 51 Átila Abreu (Shell Racing) – 28 voltas em 52:03.000
2. 65 Max Wilson (Eurofarma-RCM) – a 0.677
3. 0 Cacá Bueno (Cimed Racing) – a 0.789
4. 21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing) – a 7.506
5. 70 Diego Nunes (Hero Motorsport) – a 8.536
6. 83 Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport) – a 9.645
7. 12 Lucas Foresti (Full Time Academy) – a 10.528
8. 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 11.612
9. 29 Daniel Serra (Eurofarma-RC) – a 11.921
10. 110 Felipe Lapenna (Cavaleiro Sports) – a 12.331
11. 1 Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi Racing) – a 15.157
12. 18 Allam Khodair (Full Time Sports) – a 15.713
13. 30 César Ramos (Blau Motorsport) – a 20.775
14. 8 Rafael Suzuki (Cavaleiro Sports) – a 21.820
15. 80 Marcos Gomes (Cimed Racing) – a 25.146
16. 3 Bia Figueiredo (Full Time Academy) – a 32.364
17. 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 40.581
18. 555 Renato Braga (Mico’s Racing) – a 54.907
19. 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – a 1 volta
20. 73 Sérgio Jimenez (Bardahl Hot Car) – a 1 volta
21. 188 Beto Monteiro (Mico’s Racing) – a 1 volta
22. 117 Guilherme Salas (Vogel Motorsport) – a 2 voltas
NÁƒO COMPLETARAM (75% da distância de prova)
23. 90 Ricardo MaurÁ­cio (Eurofarma-RC) – a 7 voltas
24. 28 Galid Osman (Ipiranga Racing) – a 7 voltas
25. 4 Júlio Campos (Prati-Donaduzzi Racing) – a 12 voltas
26. 5 Denis Navarro (Cimed Racing) – a 16 voltas
27. 40 Felipe Fraga (Cimed Racing) – a 20 voltas
28. 77 Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team) – a 21 voltas
29. 9 Guga Lima (Bardahl Hot Car) – a 25 voltas
30. 444 António Félix da Costa (Hero Motorsport) – a 29 voltas
31. 31 Márcio Campos (Blau Motorsport) – a 29 voltas
32. 25 Tuka Rocha (RCM) – não largou
*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

CLASSIFICAÇÁƒO DO CAMPEONATO (Top-10):
1. Daniel Serra, 325 pontos
2. Thiago Camilo, 306
3. Átila Abreu, 254
4. Max Wilson, 236
5. Felipe Fraga, 222
6. Cacá Bueno, 215
7. Rubens Barrichello, 210
8. Marcos Gomes, 198
9. Ricardo MaurÁ­cio, 181
10. Gabriel Casagrande, 176