Stock Car: Piscar de olhos define pole position em Interlagos em favor de Ricardo Zonta; Serra sai em terceiro

Interlagos deu o ar de sua graça no inÁ­cio da tarde deste sábado (8) para a classificação que definiu o grid de largada para a Hero Super Final, a corrida final da temporada 2018 da Stock Car, que define o tÁ­tulo entre Daniel Serra e Felipe Fraga. A chuva apareceu, ainda que de leve, molhando o traçado e deixando a cena logo em seguida, promovendo uma bela mistura de forças na ordem de saÁ­da.

Ricardo Zonta foi quem melhor aproveitou a melhora das condições dos 4.309 metros no circuito do principal autódromo do paÁ­s para cravar sua primeira pole position na temporada. Mas foi por muito pouco: o piloto da Shell V-Power cravou 1:37.314 contra 1:37.319 de Julio Campos, uma diferença de apenas cinco milésimos de segundo (0s005) sobre o piloto da Prat-Donaduzzi. Para se ter uma ideia, um piscar de olhos é feito em sete milésimos de segundo. Zonta e Campos fecharam a primeira fila 100% paranaense em São Paulo.

“Eu estava sentindo falta de uma pole. Tenho de agradecer Á  TMG e Á  Shell pelo trabalho de hoje. O carro estava perfeito, fantástico, andando sempre na frente. Graças a Deus deu tudo certo. Amanhã quero largar e sumir na frente. Agora vamos para cima na última etapa. Quero subir no pódio. Estou aqui para me divertir, estar com os amigos, fazendo a torcida vibrar, e estou muito feliz. Primeira pole do ano, e isso é ótimo”, comemorou Ricardo Zonta.

Daniel Serra ganhou vantagem importantÁ­ssima além dos 24 pontos de diferença que alimenta sobre Felipe Fraga. O lÁ­der do campeonato vai sair da terceira posição, enquanto Fraga, uma das vÁ­timas da pista molhada, sai apenas em 18º (veja ao final do texto as combinações possÁ­veis que podem resultar em tÁ­tulo).

“A pista vinha secando e com o pneu de chuva ficou mais difÁ­cil no Q1. A diferença para os primeiros da fila foi pequena, então foi muito bom. Agora, vamos pensar apenas na nossa estratégia, isso é o mais saudável”, disse Serra, que precisa de um quarto lugar para confirmar o tÁ­tulo sem depender da posição de chegada de Felipe Fraga.

Fecham os dez primeiros no grid Cacá Bueno, Ricardo MaurÁ­cio, Gabriel Casagrande, Lucas Foresti, Bruno Baptista, Antonio Pizzonia e Diego Nunes. O estreante Gaetano Di Mauro sai da 11ª posição.

A classificação começou e o primeiro grupo entrou com a pista molhada. Campos, Casagrande, Zonta, Serra, Cacá, Gomes, Di Grassi, Fraga, Átila, Barrichello, Ramos, Camilo, Piquet, Suzuki e Wilson foram Á  pista e o melhor tempo, de Julio Campos, foi de 1:43.054.

No segundo grupo a pista estava menos molhada, e assim Bruno Baptista fez o melhor tempo com 1:42.329, seguido do estreante Gaetano de Mauro. Fecharam os 15 prmeiros Foresti, Pizzonia, Ricardo MaurÁ­cio, Guga Lima, Diego Nunes, Julio Campos, Gabriel Casagrande, Zonta, Lapenna, Serra, Bia, Cacá Bueno e Ricardo Sperafico. Felipe Fraga ficou com o 18º tempo e fora do Q2.

“Fiz o meu melhor, baixei a cabeça e acelerei. O Daniel fez um trabalho melhor. É uma pena, porque é um tipo de pista que sempre vamos bem. Mas aqui tem esse chove e seca e a pista ficou nojenta. Achei que estava bem, mas fiquei só dois décimos atrás do Daniel. Mas Stock Car é isso, é disputada. Estou triste, claro, mas estou 100% tranquilo. Vou lutar até a última volta amanhã”, disse Felipe Fraga.

Na segunda fase, Ricardo Zonta foi o mais rápido, seguido por Julio Campos, Daniel Serra, Cacá Bueno, Gabriel Casagrande e Ricardo MaurÁ­cio completando os seis que foram ao Q3 para disputar a pole position.

Para o Q3, as equipes trabalharam rápido na troca dos pneus de chuva pelos slicks. Daniel Serra questionava a equipe no rádio para saber o que seus adversários fariam a respeito da borracha fornecida pela Pirelli. “Vamos seguir a mesma estratégia de todo mundo”, pediu Á  equipe – e foi com pneus de pista seca.

Ricardo MaurÁ­cio foi o primeiro a ir para a pista na parte final da classificação. O piloto, que faz sua última corrida pela Full Time Sports, marcou 1:39.534. Gabriel Casagrande foi o segundo a ir Á  pista, mas cometeu um erro já na freada para o S do Senna, abortando sua volta e se conformando com a sexta posição.

Terceiro no traçado, Cacá Bueno fez o melhor tempo nos três setores e cravou 1:38.338, 1s196 melhor que Ricardinho. Depois, foi a vez de Daniel Serra. O lÁ­der do campeonato baixou a primeira parcial em relação a Cacá; fez o mesmo no segundo setor e também no terceiro, marcando a melhor volta do Q3 até então com 1:37.398, quase um segundo mais rápido que o sete vezes vencedor da pista de Interlagos.

A pista dava mostras de melhora em termos de aderência – o popular “grip” no linguajar dos pilotos – e Julio Campos se aproveitou da condição ao bater o tempo de Serra em apenas 76 milésimos de segundo.

Ášltimo dos seis no traçado, Ricardo Zonta em situação privilegiada melhorou o primeiro setor, mas não foi melhor que Campos no segundo trecho; entretanto, brilhou no terceiro ao cravar a pole position com cinco milésimos de segundo de diferença para Campos – 1:37.314 contra 1:37.319 – e confirmou sua primeira pole position na temporada, com uma primeira fila 100% paranaense em Interlagos.

A Hero Super Final, definição do tÁ­tulo da temporada 2018, tem largada neste domingo (9) Á s 11 horas, com transmissão ao vivo pela TV Globo e também pelo SporTV2. As bilheterias do autódromo estarão abertas para a venda de ingressos; os portões serão abertos Á s oito horas e a visitação aos boxes – para os portadores do ingresso correspondente – acontece das 9 Á s 10 horas.

Grid de largada para Hero Super Final*:
Tempos do Q3
1. 10 Ricardo Zonta (Shell V-Power) – 1:37.314
2. 4 Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing) – 1:37.319
3. 29 Daniel Serra (Eurofarma RC) – 1:37.398
4. 0 Cacá Bueno (Cimed Chevrolet Racing 1:38.338
5. 90 Ricardo MaurÁ­cio (Full Time Sports) – 1:39.534
6. 83 Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport) – sem tempo no Q3
Fora no Q2
7. 12 Lucas Foresti (Cimed Chevrolet Racing Team) – 1:42.303
8. 44 Bruno Baptista (Hero Motorsport) – 1:42.426
9. 1 Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi Racing) – 1:42.551
10. 70 Diego Nunes (Full Time Bassani) – 1:42.588
11. 544 Gaetano di Mauro (Hero Motorsport II) – 1:42.644
12. 3 Bia Figueiredo (Ipiranga Racing) – 1:42.948
13. 20 Ricardo Sperafico (Bardahl Hot Car) – 1:43.166
14. 9 Guga Lima (Vogel Motorsport) – 1:43.407
15. 110 Felipe Lapenna (Cavaleiro Contuflex) – 1:43.415
Fora no Q1
16. 80 Marcos Gomes (Cimed Chevrolet Racing Team) – 1:43.315
17. 11 Lucas Di Grassi (Hero Motorsport) – 1:43.375
18. 88 Felipe Fraga (Cimed Chevrolet Racing) – 1:43.400
19. 77 Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team) – 1:43.419
20. 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – 1:43.461
21. 18 Allam Khodair (Blau Motorsport) – 1:43.485
22. 51 Átila Abreu (Shell V-Power) – 1:43.553
23. 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – 1:43.788
24. 30 Cesar Ramos (Blau Motorsport) – 1:43.859
25. 21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing) – 1:43.983
26. 28 Galid Osman (Cavaleiro Sports) – 1:44.139
27. 33 Nelson Piquet Jr (Full Time Bassani) – 1:44.143
28. 8 Rafael Suzuki (Bardahl Hot Car) – 1:44.174
29. 5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports) – 1:44.19
30. 31 Willian Starostik (KTF Sports) – 1:44.276
31. 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – 1:44.356
*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas