Stock: Categoria muda formato do qualifying Á s vésperas da decisão

Pilotos entrarão em dois grupos no Q1 e os cinco mais rápidos de cada definem a pole

Às vésperas da decisão do tÁ­tulo da temporada-2011, resumida ao tri Cacá Bueno e ao atual campeão Max Wilson, a Stock Car vai passar por uma importante modificação nos treinos classificatórios deste sábado. O qualifying continuará sendo em duas partes, mas na primeira os pilotos serão divididos em dois grupos e os cinco mais rápidos de cada passarão para a definição da pole no Q2.

A medida foi acertada nesta tarde durante a reunião habitual entre representantes da CBA e os chefes de equipe e atende a uma reivindicação dos pilotos. “Nós sugerimos a modificação principalmente por causa de circuitos como o do Rio de Janeiro, que também é curto e o problema do tráfego é sério. Lá ainda tem uma agravante, que é a abrasividade do asfalto. Se você perder a volta boa, as chances vão embora”, lembra Marcos Gomes, da Equipe Medley/Full Time Sports.

O Q1 terá apenas 10 minutos de duração para cada grupo. Ficará a critério das equipes a ordem de entrada de seus pilotos. “Aqui no Velopark é a minha vez de abrir os treinos livres, então a tendência é que eu também comece primeiro no Q1”, disse Xandinho Negrão, companheiro de equipe de Gomes.

O diretor-técnico MaurÁ­cio Ferreira concordou com a decisão, mas com ressalvas. “Por princÁ­pio, não gosto de dividir os pilotos em dois grupos porque as condições da pista nunca são as mesmas. Mas também é verdade que o asfalto não vai mudar tanto assim em 10 minutos”, admitiu.

Com 2.162 metros de comprimento, o circuito do Velopark – localizado na pequena cidade de Nova Santa Rita, a cerca de 30 km de Porto Alegre – é o mais acanhado do calendário da Stock Car. “Eu mesmo sofri com o tráfego na primeira vez que corremos aqui neste ano em maio”, observou Gomes. “Então, só posso ser favorável a essa alteração.” Os treinos livres da 12ª e última etapa, quarta dos playoffs finais, serão abertos nesta sexta-feira, com duas sessões para cada um dos dois grupos, sempre com 40 minutos de duração e limite de 25 voltas por carro.