Baixa umidade relativa do ar não afetará os motores, diz engenheiro da Equipe Medley.
Fonte de preocupação para as autoridades médicas, por conta dos problemas respiratórios que a baixa umidade relativa do ar provoca em grande parte da população, o clima seco que vem castigando principalmente as regiões Sudeste e Centro-Oeste não deverá exercer qualquer influência no rendimento dos motores da Stock Car na Corrida do Milhão, neste final de semana em Interlagos. “A partir deste ano, com a introdução da injeção eletrÁ´nica, a própria sonda Lambda faz os ajustes necessários na mistura do combustÁvel. Na fase dos carburadores, esse trabalho cabia a nós”, lembra o engenheiro Thiago Meneghel, responsável pelo carro de Xandinho Negrão na Equipe Medley.
A passagem de uma frente fria de fraca intensidade pelo litoral da Região Sudeste nesta segunda-feira baixou as temperaturas na capital paulista e elevou a umidade relativa do ar a 60%, ajudando na dispersão dos poluentes. De acordo com os serviços de meteorologia, no entanto, o tempo seco voltará gradativamente nos próximos dias e derrubará o Ándice para abaixo de 30%, caracterizando estado de atenção. “Os efeitos incidirão sobre as pessoas, que voltarão a reclamar de incÁ´modos, irritação nos olhos e todos os problemas decorrentes da secura do ar e da poluição”, acrescentou Meneghel. A previsão é de tempo firme em todos os treinos e durante a corrida.
A Equipe Medley ganhou a primeira edição da Corrida do Milhão, realizada em 2008 no Rio de Janeiro e vencida por Valdeno Brito. A exemplo da prova pioneira, que pagou o maior o prêmio em dinheiro já oferecido em uma série nacional (um milhão de dólares ou pouco mais de R$ 1,7 milhão pelo câmbio da época), a organização de Petrópolis (RJ) comandada pelo diretor-técnico Andreas Mattheis se preparou com afinco para uma das datas mais nobres do calendário. “Exercitamos bastante a troca de pneus e o reabastecimento, embora o formato definitivo ainda não tenha sido divulgado pela organização”, disse Meneghel. A corrida no domingo terá 65 minutos de duração, 15 a mais do que as etapas convencionais. As dúvidas dizem respeito ao número obrigatório de pit stops, inÁcio e duração da janela de reabastecimento. “Quanto mais levar em conta a possibilidade de estratégia e a rapidez no trabalho dos mecânicos nas paradas, mais se nivelará por cima a competição”, completou.
Além da premiação atraente, a Corrida do Milhão – penúltima das oito corridas da fase seletiva – deverá garantir antecipadamente a passagem de mais alguns pilotos para os playoffs decisivos, eliminar outros e manter as esperanças principalmente daqueles que sonham com as últimas vagas. Com 15 pontos, Xandinho ocupa a 19ª posição e está a 13 de Thiago Camilo (Vogel/Ipiranga), que hoje seria o 10º e último classificado Á s superfinais.