Stock: De casa nova, Thiago Camilo crava o melhor tempo na abertura da Copa Caixa Stock Car em 2011

Piloto da Ipiranga RCM foi o mais rápido hoje no Autódromo Internacional de Curitiba. Ricardo Maurício (Eurofarma RC) foi segundo, à frente de Allam Khodair (Blau Vogel)

Thiago Camilo começou de forma excelente seu trabalho com a equipe Ipiranga RCM no primeiro dia de treinos da Copa Caixa Stock Car na temporada 2011. No Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), o paulista de 26 anos cravou o melhor tempo (1min17s769) e se tornou o ‘homem a ser batido’ na abertura do principal campeonato de automobilismo do Brasil. Em segundo, acabou Ricardo Maurício (Eurofarma RC), com 1min18s127, seguido por Allam Khodair (1min18s135), outro que começou sua história em uma equipe nova, a Blau Vogel.

“O dia foi realmente muito bom”, admitiu Camilo, que sempre andou com o chefe de equipe Mauro Vogel desde que entrou na Stock Car. Entretanto, a mudança surtiu efeito logo de cara e o primeiro dia foi melhor do que esperava. “Estou bem contente de tudo ter dado certo. Isso porque fiz uma mudança grande neste ano. Depois de sete anos eu mudei de equipe e fiquei meio receoso com a adaptação, se correria tudo bem. Por causa disso, já procurei estreitar o relacionamento com todo mundo, e foi super bom isso. Já estou chamando todo mundo pelo apelido”, brincou o piloto, agora comandado pela experiência de Rosinei ‘Meinha’ Campos.

Sobre o desempenho do seu Chevrolet Vectra na pista de Curitiba, nada para reclamar. Segundo Camilo, o dia foi extremamente produtivo, porque o time conseguiu buscar a todo momento a evolução do conjunto. Mesmo assim, ele não se considera o favorito. Nada disso. A intenção é segurar a euforia e continuar trabalhando intensamente por melhorias.

“Pela tabela de tempos pudemos perceber que o dia foi muito bom, produtivo. Em três vezes que fui para a pista, consegui ser o mais veloz em duas, e me mantive entre os cinco primeiros na outra sessão. Mas estou com o pé no chão, porque a gente sabe do equilíbrio e a competitividade da Stock Car. Estou animado para amanhã”, garantiu o paulista do carro número 21.

Amanhã, entre 8h35 e 10h25, os pilotos da Copa Caixa Stock Car retornam à pista para o última sessão livre do fim de semana. O treino que definirá o grid da primeira etapa da temporada 2011 da Copa Caixa Stock Car começa às 12h10 e apresenta novidades. Neste ano, o treino será dividido em suas sessões de 20 minutos. Na primeira parte, será definido o grid do 11º ao 31º lugar. Depois, os dez melhores classificados participam da Super Pole e o mais rápido larga na frente na prova de domingo.

O novo formato de classificação agradou a maioria dos pilotos. Inclusive Thiago Camilo. “A mudança foi muito benéfica a todos, porque agora vai premiar realmente o mais rápido da sessão, como já acontece em outras categorias do mundo. Gostei muito e acho que tem de ser assim mesmo, prevalecendo a volta mais rápida”, explicou Thiago Camilo. Até o ano passado, a pole position era definida após três sessões de classificação e na última, com os seis mais rápidos, era computada a média das três melhores voltas. Quem tivesse o melhor aproveitamento largava na frente. Foi a principal mudança da categoria em 2011.

FIA WTCC
Pela primeira vez na história a Copa Caixa Stock Car irá dividir o palco com o FIA World Touring Car Championship (WTCC), uma das maiores categorias do automobilismo mundial. E o representante do Brasil será Cacá Bueno, com um modelo Chevrolet Cruse 1.6T da equipe RML. Nesta sexta-feira, os carros foram à pista apenas para fazer um shake down, checar se está tudo funcionando corretamente após o translado de navio desde a Europa até o Brasil. Mesmo sem a necessidade de acelerar forte, Cacá Bueno registrou a sexta marca do dia (1min24s338) no treino liderado pelo holandês Tom Coronel (BMW 320 TC), com 1min23s090. Yvan Müller (Cruse 1.6T), campeão da categoria, foi o terceiro, com 1min23s796.

Confira os tempos acumulados desta sexta-feira em Curitiba:

1) Thiago Camilo – RCM Motorsport – Chevrolet – 1min17s769
2) Ricardo Mauricio – Eurofarma RC – Chevrolet – 1min18s127
3) Allam Khodair – Blau Vogel – Chevrolet – 1min18s135
4) Rodrigo Sperafico – JF Racing Peugeot – 1min18s273
5) Duda Pamplona – Officer ProGP – Chevrolet – 1min18s306
6) Felipe Maluhy – Officer ProGP – Chevrolet – 1min18s440
7) Átila Abreu – A.M.G. – Chevrolet – 1min18s527
8) Marcos Gomes – Medley FullTime – Peugeot – 1min18s565
9) Max Wilson – Eurofarama RC – Chevrolet – 1min18s589
10) Diego Nunes – Bassani Racing – Peugeot – 1min18s604
11) Alceu Feldmann – A.Matheis – Chevrolet – 1min18s640
12) Daniel Serra – Red Bull – Peugeot – 1min18s753
13) Giuliano Losacco – Hot Car – Chevrolet – 1min18s770
14) David Muffato – Boettger – Peugeot – 1min18s805
15) Tuka Rocha – BMC Vogel – Chevrolet – 1min18s871
16) Valdeno Brito – Esso Mobil Super – Chevrolet -1min18s909
17) Lico Kaesemodel – RCM Motorsport – Chevrolet – 1min18s977
18) Denis Navarro – Bassani Racing – Peugeot – 1min19s011
19) Ricardo Zonta – Crystal Racing – Chevrolet – 1min19s013
20) Cacá Bueno – Red Bull Racing – Peugeot – 1min19s016
21) Popó Bueno – A.Matheis Motorsport – Chevrolet – 1min19s080
22) Luciano Burti – Boettger Competições – Peugeot – 1min19s128
23) Cláudio Ricci – Crystal Racing – Chevrolet – 1min19s132
24) Julio Campos – Scuderia 111 – Peugeot – 1min19s137
25) Eduardo Leite – Hot Car – Chevrolet – 1min19s652
26) Nonô Figueiredo – Esso Mobil Super – Chevrolet – 1min19s823
27) Willian Starostik – Amir Nasr – Peugeot – 1min19s879
28) Xandinho Negrão – Medley Full Time – Peugeot – 1min19s977
29) Rodrigo Navarro – JF Racing – Peugeot – 1min20s170
30) Betinho Valerio – Amir Nasr – Peugeot – 1min20s844
31) Alan Hellmeister – Scuderia 111 – Peugeot – sem tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *