Stock: Duda corre para vencer, mas se dispõe a ajudar Maluhy na luta pelo tÁ­tulo da Stock Car

Equipe Officer ProGP pode testar soluções radicais no carro de Pamplona visando o desempenho do paulista, que está na superfinal

Chefe de equipe e piloto da Officer ProGP no Campeonato Brasileiro de Stock Car, o carioca Duda Pamplona não hesitará em tomar decisões em prol do companheiro de time, o paulista Felipe Maluhy, nas últimas quatro provas que definirão o campeão de 2010 da categoria. . O primeiro desafio será no reformado circuito de Londrina (PR), que neste domingo volta a receber a Stock após ficar de fora do calendário de 2009.

Maluhy, classificado para a superfinal, será o primeiro piloto da Officer nos playoffs da Stock desde que o modelo foi adotado, em 2006. Duda mantém seu objetivo de conquistar sua primeira vitória no ano, mas admite que a equipe olhará para o carro de Maluhy de forma diferente:

“Não deveremos alterar nossa estratégia em relação Á s outras corridas, mas talvez arrisquemos mais com o meu carro. Poderemos testar algumas soluções mais radicais comigo e, se funcionarem, adotar também no carro do Felipe. Como ele está na disputa pelo tÁ­tulo, ele inicialmente deve trabalhar com o que a gente já conhece.”

Duda também não descarta uma ajuda ao companheiro caso a oportunidade apareça no treino classificatório ou durante a prova:

“A gente trabalha da mesma forma, buscando vitórias, pódios. Mas se tiver uma situação na corrida que eu possa ajudar o Felipe, vamos pensar nisso. Talvez ‘dando um vácuo’ para ele na classificação, ou estabelecendo uma preferência para o Felipe no momento de ir para a box. Mas o playoff, a princÁ­pio, não muda muito o comportamento da equipe durante a corrida.

Além da preocupação com a busca de Maluhy pelo tÁ­tulo, Duda também pensa na posição da Officer ProGP no campeonato de equipes, que será definido já na etapa de Londrina. Com a sexta colocação entre 17 times, com 78 pontos somados até agora, o carioca considerou ótimo o trabalho de sua escuderia na temporada de 2010, que teve uma vitória (de Maluhy, no Rio) e um terceiro lugar (de Duda, na Bahia):

“O ano foi positivo, principalmente pelo crescimento da equipe. Estamos em sexto no campeonato, sendo que já estivemos em quarto. A equipe mostrou todo o potencial nesse ano, com a vitória, e também com meu pódio em Salvador. Fazendo um bom trabalho com os pilotos, o bom resultado aparece naturalmente. Estar entre os seis primeiros já é ótimo, ainda mais ao ver que tanta gente boa ficou para trás”, comemorou Pamplona.

Playoff: dez pilotos, quatro provas e um tÁ­tulo

A partir da semana que vem o Campeonato Brasileiro de Stock Car entra em sua fase decisiva: dez pilotos de seis equipes diferentes começam a disputar o tÁ­tulo nas quatro provas finais, sendo que os três melhores resultados de cada competidor apontarão o novo campeão da categoria. Os dez pilotos começam com uma pontuação básica de 200 pontos, agregada a um bÁ´nus que reflete suas posições na fase de classificação e que resultou na seguinte tabela:

1) Ricardo MaurÁ­cio, 225 pontos
2) Átila Abreu, 220
3) NonÁ´ Figueiredo, 216
4) Daniel Serra, 214,
5) Cacá Bueno, 212,
6) Max Wilson, 210
7) Marcos Gomes, 209
8) Felipe Maluhy, 208
9) Allam Khodair, 207
10) Popó Bueno, 206