Stock: “Expresso da ParaÁ­ba” lidera treinos no Velopark

Valdeno Brito dita o ritmo no novo autódromo gaúcho; com problemas, Xandinho é 22º.

O único nordestino no grid de 34 pilotos comandou os treinos livres da terceira etapa da Stock Var nesta sexta-feira no Velopark, autódromo gaúcho localizado em Nova Santa Rita que será oficialmente inaugurado pela categoria neste domingo. Valdeno Brito, da Equipe Boettger, conquistou a volta mais rápida ao completar o percurso de 2.162 metros em 51s727.

O “Expresso da ParaÁ­ba” deu as cartas num dia em que o final de tarde ensolarado, com céu aberto e temperatura amena do final da tarde, contrastou com a manhã fria e marcada pela densa neblina que cobriu a região metropolitana de Porto Alegre e provocou o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Com as condições do asfalto evoluindo e os pilotos mais Á  vontade no traçado, as marcas foram caindo ao longo da prática.

Xandinho Negrão (Medley), no entanto, não conseguiu confirmar no geral das duas sessões o rendimento satisfatório dos ensaios matinais. “Foi uma sexta-feira complicada para mim. Mexemos no acerto para a parte da tarde e os resultados não foram os esperados. Tive problemas nos freios e o assoalho se deslocou depois que dei uma escapada da pista. Acho que começou a pegar nos pneus e o carro passou a vibrar demais”, explicou Xandinho, o 22º classificado no geral.

Apesar da má colocação, Xandinho garantiu que não há motivos para desespero. “Andamos bem ontem e na primeira sessão de hoje. Ou seja, se o carro não está tão bom como desejamos, também não reflete o que está na folha de tempos. Tenho certeza de que amanhã seremos bem melhores, principalmente nas tomadas classificatórias”, tranqüilizou.

Os pilotos precisarão acordar cedo neste sábado. O terceiro treino livre começará Á s 8h05, novamente com limite de 27 voltas para cada um dos 34 pilotos, divididos em dois grupos de 17. A luta pela pole será aberta Á s 11h20, com a realização da primeira das três baterias classificatórias que eliminará os 18 piores. A segunda classificará os seis que decidirão a superpole, esta decidida pela média das três voltas mais rápidas da terceira.