Stock: Goodyear oferece estrutura de serviços da mais alta qualidade à Stock Car

Fornecedora oficial de pneus da categoria oferece suporte às equipes, com uma dúzia de profissionais especializados na arte de deixar as rodas sempre bem calçadas

Nas pistas, os pilotos da principal categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car, disputam cada segundo de forma acirrada e com arrojo de tirar o fôlego. Por isso, a responsabilidade de quem cuida dos pneus é muito grande, uma vez que estes pequenos pedaços de borracha são o único contato do carro com o solo.

Para aliar qualidade técnica na utilização dos pneus ao maior desempenho nas pistas, a Goodyear (www.goodyear.com.br), fornecedora oficial da Stock Car, oferece uma estrutura técnica da mais alta qualidade para suporte às equipes e pilotos, com 12 profissionais especializados que dão toda assistência necessária na montagem, desmontagem e balanceamento dos pneus.

São números de surpreender, afinal, para atender as 12 etapas do campeonato são importados cerca de 9 mil pneus dos Estados Unidos, entre slick (careca) e de chuva (também chamados de ‘biscoito’). Pelo regulamento, cada equipe pode utilizar até três novos jogos do pneu slick para cada carro por etapa; já o de chuva tem utilização ilimitada. Ao todo, são 64 carros (32 da categoria principal e 32 da Copa Montana).

“Em cada etapa, as equipes levam cinco jogos de pneus (dois novos e três usados) para os treinos e a corrida, o que resulta em mais de 1.500 operações de desmontagem e montagem, inflagem e balanceamento”, contabiliza Vinicius Sá, Coordenador de Eventos Esportivos da Goodyear do Brasil.

Serviço rápido
Para atender a toda essa demanda, a equipe de técnicos da Goodyear precisa trabalhar rápido. “Todos os serviços (desmontagem, montagem, inflagem e balanceamento) são realizados na média em apenas um minuto, a partir do momento que a roda chega às nossas mãos”, afirma o executivo, ao revelar que, na Corrida do Milhão, a expectativa é de realizar mais de 2 mil operações. “Esta é uma etapa especial, pois a prova é mais longa”, lembra.

Para facilitar a vida das equipes, a tenda da Goodyear é instalada próximo aos boxes, em local de fácil acesso. Sob a lona, que ocupa área de 100m², a fornecedora oficial dos pneus da Stock Car disponibiliza todo equipamento necessário para realizar os serviços. São 12 profissionais, divididos em tarefas, supervisionados por um engenheiro responsável e também por um sistema de identificação por chip, que permite à Goodyear rastrear e monitorar o uso de cada pneu.

Assim, a tenda é um dos locais mais concorridos e, para não formar extensas filas, a Goodyear montou uma verdadeira linha de produção em massa, com divisão do trabalho; enquanto uma pessoa se dedica a sacar a válvula do bico para retirada do ar do pneu, outros dois desmontam e montam o novo pneu, outra dupla opera a máquina de inflar e finalmente outros dois fazem o balanceamento.

Além dos técnicos e do engenheiro responsável, a equipe é formada por três coordenadores (Operacional, Atendimento e Estrutura Técnica) e mais um técnico de TI, que opera o sistema de rastreamento dos pneus.

Equipamentos
Aliada à mão de obra especializada, a Goodyear conta com as melhores ferramentas disponíveis no mercado para a execução do trabalho. Na lista de equipamentos, há, inclusive, um secador de ar. “Isso garante um ar sem umidade, o que diminui a variação de temperatura do ar dentro dos pneus”, comenta Vinícius.

A lista de equipamentos é formada por duas máquinas de montagem e desmontagem, quatro balanceadoras de rodas, uma esteira com três pontos de inflagem, um compressor de ar de 40 pés que fornece 150 libras, três pirômetros aferidos para medição de temperatura, três calibradores de pneus aferidos, dois notebooks com wifi, quatro scanners coletores de dados RFID, uma mesa carregadora de baterias e uma impressora.

Descarte
Ao término da vida útil dos pneus, a Goodyear coloca à disposição das equipes o serviço de descarte de forma ecológica. “As equipes são incentivadas a enviar os pneus ao Centro Operacional, que faz a devolução para a fábrica da Goodyear em Americana, e faz a destinação correta para reciclagem”, enaltece Vinicius Sá.

Depois de utilizados nas competições, os pneus inservíveis são reaproveitados na forma de asfalto-borracha, combustível alternativo para as indústrias de cimento, na fabricação de solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.

Nas ruas
Não é só na pista que a Goodyear faz bonito na hora de deixar veículos em ordem. Nas ruas, os mais de 1 mil pontos oficiais de venda da Goodyear no Brasil são altamente especializados nos mais diversos tipos de rodas e pneus, de carros populares, esportivos, SUVs, picapes, caminhões e ônibus.

Nas revendas oficiais, os profissionais passam por treinamentos constantes para se manterem sempre atualizados tecnicamente. “E, assim como nas pistas, as lojas são muito bem equipadas, com ferramentas de última geração para garantir sempre o melhor serviço e atendimento aos nossos clientes”, conclui Vinícius.

Goodyear no Brasil
A Goodyear do Brasil, fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões, ônibus, pneus fora de estrada e para aviação, além de materiais para recauchutagem, está presente no Brasil há mais de 90 anos e conta com três mil funcionários no país.

A companhia possui operações em duas unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP) e a unidade de materiais de recauchutagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP). Além disso, a empresa conta com uma sede na capital paulista, uma rede de 150 revendedores oficiais e cerca de mil pontos de venda em todo o país.

Uma das características da Goodyear é a vocação para o pioneirismo e a inovação, que resultaram na sua posição de liderança tecnológica. Para manter essa posição, a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento, em manufatura (equipamentos, matérias-primas e moldes) e no treinamento de suas equipes e de seus revendedores.

Foco na sustentabilidade
Para a Goodyear, o processo de geração de riquezas concretiza-se sem prejudicar a natureza ou a saúde e a segurança de seus colaboradores, clientes e comunidades onde a empresa está instalada. Sendo um “cidadão empresarial” global, socialmente responsável e consciente, a Goodyear trabalha no sentido de conduzir os seus negócios e as suas operações de acordo com os mais altos padrões legais e éticos. Assim, direciona esforços para contribuir com o desenvolvimento econômico e socioambiental, o que inclui aprimorar a qualidade de vida dos seus colaboradores e familiares, bem como da sociedade em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *