Stock Jr.: Ana Lima retoma antiga parceria em Curitiba

Ášnica mulher na Stock Jr., ela voltou a trabalhar com o técnico que a ‘ensinou a andar de moto’. E marcou mais alguns pontos no campeonato.

A nona etapa da Stock Jr. 2008, disputada neste fim de semana em Curitiba (PR), terminou com sabor especial para a paulista Ana Lima (AGV/Fit/Ajinomoto). Além de ter conquistado mais alguns pontos no campeonato na prova deste domingo, ela voltou a trabalhar com Aurélio Barros, seu técnico dos tempos de motovelocidade, com quem convive desde o inÁ­cio da carreira sobre duas rodas.


Â


No automobilismo, o técnico é uma figura bastante comum no dia-a-dia dos pilotos. Além de observar o comportamento dos ‘alunos’ na pista e dar dicas na pilotagem, ele se responsabiliza, muitas vezes, pela estratégia de corrida e pelo desenvolvimento psicológico do atleta. E Ana, claro, não escondeu sua felicidade com o retorno dessa parceria.


Â


“Estou muito contente em poder trabalhar com o Aurélio novamente. Foi ele quem me ensinou a andar de moto quando eu nem conhecia direito o motovelocidade. Depois, vencemos e fomos campeões juntos. Sem dúvida, ganho uma dose extra de motivação com a volta dele na Stock Jr.”, disse a piloto de 28 anos de idade.


Â


O domingo em Curitiba amanheceu sem chuva, como a meteorologia apontara na véspera, mas com a pista molhada em virtude da precipitação que ocorreu durante a madrugada. Apesar de correr com pneus radiais – que são modelos de carro de passeio usados tanto para piso seco, quando molhado – os carros da Stock Jr. possuem alguns acertos especÁ­ficos para a chuva.


Â


Em virtude do mal tempo da madrugada e do céu nublado que cobriu Curitiba nesta manhã, Ana fez a aposta pelo piso molhado, e acabou não tendo um bom desempenho quando o piso secou. “O resultado acabou não sendo o esperado, mas fico satisfeita de ter aprendido um pouco mais nessa etapa, principalmente por causa da chuva. Nessa situação de chove-pára, o acerto do carro vira muitas vezes uma aposta de loteria. Mesmo assim, consegui somar mais alguns pontos e, principalmente, terminei a corrida sem nenhum acidente”, avaliou ela, nona colocada na prova vencida por Fábio Fogaça.


Â


Trabalho na pista não pára – Mesmo com cerca de dois meses de ‘folga’ até a próxima etapa da Stock Jr., Ana Lima não deve ficar muito tempo longe das pistas. A piloto já tem marcado para a próxima semana seu primeiro teste com um kart de competição. Completando mais uma fase de adaptação ao mundo das quatro rodas – depois de uma vitoriosa carreira nas motos -, Ana escolheu os motores Biland de quatro tempos para os treinos de desenvolvimento.


Â


“Acredito que os karts da Biland vão me ajudar nessa adaptação para o universo das quatro rodas. Eles têm reações parecidas com as de um Stock Jr., e exigem muita técnica dos pilotos. Ouvi falar muito bem desse equipamento e estou ansiosa por esses testes”, avalia a piloto, que corre com o patrocÁ­nio de AGV/Fit/Ajinomoto.


Â