Stock Jr.: Categoria quer continuar formando pilotos

A divisão de formação da Stock Car terá 11 etapas em 2009 e novidades para os participantes.

A quarta temporada do Campeonato Brasileiro de Stock Jr. terá 11 etapas, com inÁ­cio no dia 29 de março, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. A divisão de formação da Stock Car promete repetir a emoção e equilÁ­brio que marcaram as disputas anteriores e que têm atraÁ­do cada vez mais fãs. Mas o grande objetivo é continuar cumprindo seu papel de formador de pilotos para a Copa Vicar e a Pick-Up Racing. A maior prova disso é que neste ano o grid da Copa Vicar deverá ter cerca de 40% de pilotos saÁ­dos da Jr.

“Isso tem dado muito certo. Muitos pilotos hoje fazem parte da FamÁ­lia Stock Car por causa da Jr. Se ela não existisse, isso não poderia ter acontecido. Além disso, a divisão acaba proporcionando uma renovação no esporte, formando novos competidores”, explica Felipe Giaffone, diretor da JL Competições e responsável pela coordenação da Stock Jr. juntamente com a Vicar. “Trata-se de um desafio interessante, pois ao mesmo tempo em que formamos pilotos, temos de continuar atraindo praticantes para cada temporada”, completa.

A competição de 2009 não terá mudanças na parte técnica. A alteração feita em 2008, com novos calços de molas, manga de eixo e a inclusão da asa traseira, melhorou o desempenho e animou mais os pilotos, que podem influir na regulagem do carro. Dessa forma, o inÁ­cio de temporada é dedicado Á  revisão de cada carro. O campeonato terá 17 participantes, podendo chegar a 19 se a procura for grande.

Mas, como sempre acontece, há boas notÁ­cias para os pilotos. Seguindo a filosofia da Stock Car de diminuir custos para pilotos e equipes, a divisão terá 25% de redução por etapa neste ano, ficando por volta de R$ 10.300,00. “Conseguimos baixar o custo das etapas com a nacionalização de algumas peças. Além disso, a JL segue no mesmo caminho de buscar soluções viáveis para este momento difÁ­cil do cenário econÁ´mico mundial”, completa Giaffone.