Stock: Organização comandada por Andreas Mattheis está invicta há quatro corridas

Dividida em duas estruturas independentes, mas sob o mesmo comando do experiente Andreas Mattheis, a Medley ampliou a liderança do campeonato de equipes da Stock Car depois da histórica “trifeta” de domingo, quando seus três pilotos – Ricardo MaurÁ­cio, Marcos Gomes e Valdeno Brito – monopolizaram o pódio da terceira etapa de 2008 em Curitiba. Seus dois times – Medley, com 81 pontos, e Medley/A. Mattheis, com 64 – ocupam as primeiras posições da tabela, seguidos pela JF Racing de Átila Abreu e Giuliano Losacco, que soma 46.

Presente na categoria desde 1994, quando havia acabado de pendurar o capacete com o tÁ­tulo de campeão brasileiro de marcas e pilotos, Mattheis está comemorando o 11º aniversário de parceria com a Medley. Neste perÁ­odo, o ponto alto foi a conquista do tÁ­tulo com Giuliano Losacco em 2005. Nunca, no entanto, a equipe saboreou uma fase tão positiva quanto a atual. Foram quatro vitórias consecutivas – a de Marcos Gomes no encerramento da temporada passada, a da abertura do calendário deste ano e as duas seguintes de Ricardo MaurÁ­cio em BrasÁ­lia e na capital paranaense.

“Ainda não estou acreditando nesse resultado em Curitiba. Fazer os três primeiros lugares numa categoria tão competitiva, com equipes tão fortes e os melhores pilotos do Brasil como a Stock Car, é algo muito difÁ­cil”, comentou Mattheis nesta segunda-feira, já de volta Á  base da equipe em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. “Mas não há segredo nesta fase positiva que estamos atravessando. As duas equipes têm o mesmo nÁ­vel, profissionais qualificados e excelentes pilotos, em fase de amadurecimento”, continuou.

Em Curitiba, a vitória de Ricardo MaurÁ­cio – cujo carro nas pistas está sob a responsabilidade do engenheiro Thiago Meneghell – foi uma surpresa até mesmo para a equipe. “Achávamos que o Marcos Gomes é quem tinha as maiores possibilidades, porque havia sido mais rápido durante todos os treinos de sábado. Mas essa é a beleza do automobilismo, um esporte onde as previsões são sempre arriscadas. Nem sempre o mais veloz acaba vencendo”, continuou.

A GT3 Brasil é outra face do momento positivo atravessado elo diretor-técnico da Medley. Atual campeão da série, onde decidiu interromper a aposentadoria como piloto para ser companheiro de Xandy Negrão na vitoriosa campanha de 2007, Mattheis seguiu nesta segunda-feira para a Alemanha, onde foi acompanhar o processo final de montagem do Ford GT que a dupla passará a utilizar em substituição ao Dodge Viper no próximo mês em BrasÁ­lia. “O carro está sendo montado na Matech, próximo de ColÁ´nia, e vou fazer a checagem de todos os sistemas numa antiga área do exército que foi transformada em pista de testes. Se tudo der certo, em uma semana estará no Brasil”, informou.

O Ford GT é a atual sensação da GT3 no Brasil e na Europa. Venceu duas das quatro provas realizadas no PaÁ­s e levou a dupla Ricardo Rosset-Walter Salles Á  ponta da tabela com 28 pontos, contra 26 de Xandy e Mattheis. De todos os modelos inscritos na série, complementada pela Ferrari 430, Porsche 997, Dodge Viper e Lamborghini Gallardo, é ó único que fez um percurso inverso, ou seja, saiu das pistas para as ruas. Neste final de semana, ratificou a sua superioridade ao ganhar as duas provas do Campeonato Europeu em Monza.