Stock: Para Action Power, estratégia definirá vencedor da Prova do Milhão

Pilotos, engenheiros e mecânicos da equipe trabalham intensamente nos próximos dias se preparando para a corrida histórica.

O novo milionário da Stock Car pode garantir seu cheque de um milhão de dólares nos boxes. Pelo menos é o que acreditam os pilotos e engenheiros da equipe de maior tradição e de melhor currículo da história da categoria, a Action Power.

“A volta do reabastecimento trouxe de volta para a Stock Car a importância da estratégia. Com as corridas de 50 minutos e uma parada obrigatória nos boxes, ela já ajudava e muito a mudar a história da corrida. Mas no Rio ela será ainda mais fundamental, já que são 25 minutos extras de prova e duas paradas, sendo que a troca de pneus também será colocada como opção para os times”, explica Garcez Marques, chefe de equipe da K-med Action Power.

O time passou as últimas semanas fazendo diversas simulações com seus integrantes na sede da equipe, em Curitiba, a fim de tornar o caminho para a vitória mais fácil.

“Não existe como na F-1 um programa de computador que analise por completo todas as estratégias possíveis, mas temos condições de, junto com os dados de telemetria e simulações de situações passadas, como pit stop e desgaste de pneus, saber qual é o melhor caminho para vencer a Prova do Milhão”, afirma Thiago Marques.

Obviamente, o treinamento dos mecânicos para a troca de pneus tem sido uma das preocupações do time. “É como uma equipe que vai para uma decisão de campeonato no futebol e tem que treinar os pênaltis. Isso é fundamental, ainda que não precisemos desta troca, temos que estar muito preparados”, explica Paulo de Tarso, diretor-técnico da Action Power.

A troca de pneus será permitida na segunda parada, mas só pode ser iniciada após o reabastecimento. “A corrida será emocionante e com muitas variáveis, como na F-1, até porque a duração também será maior”, explica Antonio Pizzonia, piloto da K-med Action Power.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *