Stock: Paranaenses tÁªm dia complicado em São Paulo

Pilotos do estado ficaram fora da briga pela pole position. Paulistas não perdem em casa desde 2006.

O Autódromo de Interlagos (SP) recebe neste domingo (5 de julho) a quinta etapa da Copa Nextel Stock Car. E os paulistas não deixaram ninguém “cantar de galo” no terreiro deles. Os donos da casa dominaram as primeiras posições do grid, com Ricardo MaurÁ­cio em primeiro, seguido por Thiago Camilo, Marcos Gomes, Átila Abreu e Allam Khodair. Apenas o paraibano radicado em Londrina (PR) Valdeno Brito entrou na briga pela pole position, mas ficou em sexto. Aliás, os paulistas não perdem uma corrida em casa desde 2006.

O paranaense mais bem colocado no grid da corrida marcada para Á s 11 horas deste domingo (com transmissão da Rede Globo) é Ricardo Sperafico, que conquistou o oitavo lugar. Atrás dele, em 11º, aparece o campeão de 2003, David Muffato. Lico Kaesemodel parte da 14ª posição, Ricardo Zonta da 17ª, Thiago Marques da 21ª, William Starostik da 22ª e Alceu Feldmann da 26ª posição.

Melhor representante do Paraná no ano passado (foi o único a entrar no Playoff), Feldmann passa por um ano difÁ­cil. “Ainda não achamos o acerto ideal do carro para os treinos classificatórios”, lamenta. A saÁ­da tem sido tirar o atraso durante a corrida. Na última, em Santa Cruz do Sul (RS), largou em 24º e chegou na décima posição. “Mesmo assim, ainda é pouco. Para voltar a disputar a Super Final (que reúne os dez pilotos mais bem colocados nas oito primeiras etapas) é necessário estar sempre entre os dez primeiros”, avalia.

Na corrida deste domingo (5 de julho), Ricardo Sperafico é o paranaense com mais chances de vencer. Com a nova regra da categoria, que obriga os seis primeiros colocados a largarem com o mesmo jogo de pneus utilizado no treino classificatório, o piloto de Toledo pode surpreender. Ele poderá largar com um “set” mais novo e pressionar os lÁ­deres antes da abertura dos boxes, no 20º minuto de prova.