Stock: Pneus podem ser os vilões do ‘capítulo’ carioca da Stock Car

Asfalto abrasivo de Jacarepaguá preocupa pilotos e chefes de equipe

Na novela Passione, que estreou esta semana na Rede Globo de Televisão, o ator Marcelo Anthony interpreta um piloto de Stock Car. É um passo importante para a categoria se tornar ainda mais popular. Neste final de semana (22 e 23 de maio), no Autódromo de Jacarepaguá, que fica próximo aos sets de gravação da emissora, a Copa Caixa terá mais um “capítulo”, o quarto da temporada 2010.

Nos mesmos dias acontecem as gravações de novas cenas do folhetim. E se nas novelas os vilões sempre aparecem para atrapalhar os planos dos mocinhos, na pista não é diferente. A cada corrida, um “personagem do mal”. O traçado do Velopark, duramente criticado pelos pilotos há duas semanas, dá lugar aos pneus, que prometem atrapalhar os mocinhos, ou melhor, os pilotos, a partir desta sexta-feira (21), quando acontecem os treinos livres.

Neste ano, a Goodyear (fornecedora oficial da categoria) implantou um novo composto, mais macio. “Com isso, o desgaste está sendo maior durante as corridas. Jacarepaguá tem um asfalto bastante abrasivo, que consumirá ainda mais os pneus”, destaca o chefe de equipe Rosinei “Meinha” Campos, responsável pelos carros de Ricardo Maurício e Max Wilson, da RC/Eurofarma, e de Lico Kaesemodel e Alceu Feldmann, da RCM Motorsport.

Para Meinha, por ser antigo, o traçado tem muitos pedriscos expostos, o que torna a troca dos quatro pneus praticamente obrigatória. “Quem não fizer isso, perderá rendimento nas últimas voltas. Por esse motivo, o pit stop será decisivo. Outro fator determinante é o acerto do carro, que deverá ser mais conservador, assim como a ‘tocada’ do piloto”, argumenta.

Alceu Feldmann, que carrega boas recordações de Jacarepaguá, aposta todas as fichas nesta etapa para chegar novamente ao playoff. “Tivemos problemas em Curitiba e no Velopark, onde deixamos de pontuar. Agora, precisamos somar pontos para seguir na briga por uma vaga na Super Final. Mas estou tranquilo, pois sempre andei bem nesta pista”, relembra o piloto, quinto colocado na Corrida do Milhão, disputada no Rio de Janeiro em 2008 – quando disputou seu segundo Playoff.

A programação deste fim de semana inclui dois treinos livres na sexta-feira e um no sábado, quando também acontece o treino classificatório. No domingo, a largada está marcada para às 11h10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *