Stock: RÁ¤ikkÁ¶nen vira inspiração para Ricardo MaurÁ­cio

Decisão da Fórmula 1 leva piloto da Medley a acreditar em virada nos playoffs

A espetacular virada de Kimi RÁ¤ikkÁ¶nen na última etapa da Fórmula 1 está servindo como exemplo para Ricardo MaurÁ­cio (Medley), terceiro colocado nos playoffs da Stock Car. Depois de assistir domingo último dos boxes de Interlagos Á  vitória e Á  inesperada conquista do tÁ­tulo pelo finlandês da Ferrari, MaurÁ­cio ficou ainda mais convencido que a única certeza no automobilismo é que corridas e campeonatos só são decididos na bandeira quadriculada.


“A Fórmula 1 mostrou que nada termina na véspera. A maioria das pessoas acreditava que Lewis Hamilton seria campeão e que as chances de RÁ¤ikkÁ¶nen, sete pontos atrás do lÁ­der, eram remotas. Todos viram o que aconteceu. Minha diferença para o Cacá Bueno subiu de seis para 31 pontos depois da prova de Buenos Aires, mas ainda há muita coisa em jogo. Só disputamos ¼ da fase final”, lembra MaurÁ­cio, que chega nesta quinta-feira a Porto Alegre e participa pela manhã da carreta promocional no centro da cidade que visa a despertar a atenção do público gaúcho para a prova do fim de semana em Tarumã.


Apesar do otimismo, MaurÁ­cio reconhece que Cacá deu grande passo rumo Á  conquista do bicampeonato. “Ele já somou apenas em uma etapa quase o mesmo número de pontos que conquistou em quatro corridas em 2006. Mas, insisto, tudo ainda pode acontecer. Temos de fazer nossa parte da melhor maneira possÁ­vel e estar preparados para receber uma ajudazinha da sorte. O importante é não desistir nunca, exatamente como fez o RÁ¤ikkÁ¶nen.”


A segunda prova dos playoffs será realizada no circuito misto mais rápido do Brasil. No ano passado, Giuliano Losacco, então defendendo o tÁ­tulo de 2005 pela Equipe Medley, estabeleceu a pole com o tempo de 1min03s657 e a média horária de 170,56 km. A marca, no entanto, dificilmente será superada em função da troca dos pneus italianos pelos atuais modelos nacionais – de maior resistência, porém um pouco mais lentos. Losacco venceu a prova e comemorou sua última vitória na categoria.


O retrospecto da equipe comandada pelo diretor-técnico Andreas Mattheis em Tarumã aumenta a confiança de MaurÁ­cio. “A Medley sempre andou bem nessa pista. Nosso carro estava devendo um pouquinho nas tomadas classificatórias, mas melhorou em Buenos Aires”, explicou MaurÁ­cio, segundo no grid na capital argentina. “A exemplo de BrasÁ­lia, Tarumã é um circuito que também exige muito do equipamento e dos pneus. Por isso, é necessário ter um acerto muito bom para evitar a perda de rendimento na parte final da corrida”, comenta.


A programação da Stock Car em Tarumã será esta:


Sexta-feira
09h15 / 10h45 – 1º treino livre (máximo 28 voltas)
13h30 / 15h00 – 2º treino livre (máximo 28 voltas)


Sábado
10h35 / 12h05 – 1ª tomada classificatória (máximo 16 voltas)
12h40 / 12h50 – Superclassificação


Domingo
11h00 – Largada (50 minutos de prova)


Classificação dos playoffs:


1 – Cacá Bueno, 252 pontos
2 – Thiago Camilo, 237
3 – Ricardo MaurÁ­cio, 221
4 – Ingo Hoffmann e Felipe Maluhy, 219
6 – Rodrigo Sperafico, 217
7 – Marcos Gomes e Daniel Serra, 215
9 – Valdeno Brito, 212
10 – Hoover Orsi, 209