Stock: Temporada 2010 da Stock Car terá sistema de descarte

Campeonato começa no dia 28 de março, em Interlagos.

Além do novo motor, mais potente e moderno, e de um composto diferente de pneus, o Campeonato Brasileiro de Stock Car tem outra mudança importante este ano. De acordo com o regulamento divulgado na última semana, no site da Confederação Brasileira de Automobilismo, os pilotos terão que descartar até três resultados no decorrer da temporada.

Com o novo sistema, que não era utilizado pela categoria desde 2005, serão descartadas duas corridas ao término da primeira fase da competição, composta por oito provas. Quem for para o Playoff (que reúne apenas os dez pilotos mais bem colocados na fase classificatória), terá ainda que “jogar fora” seu pior resultado nas quatro corridas decisivas.

Os competidores que não forem para a “Super Final” não terão uma terceira corrida descartada, mas, caso pontue mais que qualquer postulante ao título nas últimas quatro etapas, receberá um prêmio de “Piloto Destaque do Campeonato”. Desde a implantação do Playoff, em 2006, apenas Ingo Hoffmann conseguiu esse feito.

Para Alceu Feldmann (Fertipar / RCM Motorsport), a novidade prejudica os pilotos mais regulares. É o caso do paranaense, que foi para o playoff em duas ocasiões (2006 e 2008) pontuando em pelo menos sete das oito corridas da fase classificatória. “Mas foi uma decisão pensada e discutida entre a comissão de pilotos e a Vicar (organizadora do Campeonato). Por isso, devemos respeitar”, avalia.

Feldmann, que além de disputar duas “Super Finais” tem seis pódios na Stock Car, está bastante motivado para a temporada 2010. O piloto disputará o Campeonato pela RCM Motorsport – equipe de Rosinei “Meinha” Campos. Após dez anos correndo pela Chevrolet (já pilotou Omega, Vectra e Astra), Alceu utilizará a bolha do Peugeot 307. A abertura da temporada 2010 da Stock Car está marcada para 28 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *