Stock: Treinos da Stock Car começam nesta sexta com nova pontuação

Thiago Camilo conseguiu recuperar os pontos perdidos no Rio. Recurso de Cacá Bueno foi derrubado.


A programação oficial da última etapa da Stock Car Brasil 2006 começa nesta sexta-feira com a realização dos treinos livres oficiais no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Os motores começaram a roncar Á s  8 horas, com o primeiro dos quatro treinos da Stock Jr., enquanto a V8 e a V8 Light terão duas sessões cada ao longo do dia. O começo da movimentação no circuito acontece sob o clima de mudança na pontuação da V8, fruto dos julgamentos dos recursos juntos Á  Comissão Disciplinar da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) depois dos incidentes na etapa do Rio de Janeiro. Thiago Camilo, que havia sido desclassificado na prova, teve confirmado o quinto lugar obtido na pista. Já Cacá Bueno não teve a mesma sorte e sua punição de 20 segundos foi mantida. A 12ª etapa da Stock Car V8 terá transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão Á s 11 horas, dentro do Esporte Espetacular.

As decisões da Comissão Disciplinar da CBA acarretaram mudanças na classificação geral da Stock Car V8, bem como no aumento de postulantes ao tÁ­tulo de 2006 da principal categoria do automobilismo nacional.  Agora, são seis os pilotos com chances de vencer a categoria: Cacá Bueno, da Eurofarma RC,  com 249 pontos; Hoover Orsi, da Amir Nasr Racing, com 248; Giuliano Losacco, da Medley/A.Matheis, e Felipe Maluhy, da Terra Avallone, ambos com 244; Thiago Camilo, da Texaco Vogel, com 237; e AntÁ´nio Jorge Neto, da Eurofarma RC, com 231. A etapa ganhou ainda mais emoção e promete um verdadeiro show no final de semana.

Thiago Camilo, como era de se esperar, comemorou a volta Á  briga pelo tÁ­tulo. Amparado por imagens da corrida, por uma carta de próprio punho e pelo depoimento de Luciano Burti no Programa Linha de Chegada, dizendo que não fora agredido por Thiago Camilo  o que seria o motivo da exclusão  -, o advogado João Petroni mostrou aos membros da Comissão Disciplinar o que o piloto vinha falando desde o momento em que foi punido.

“Eu realmente estava de cabeça quente, o que é normal depois de uma corrida onde você se envolve em batidas, e fui falar com o Burti no parque fechado, mas nunca tive a intenção de agredi-lo. Sou profissional, tenho compromissos com meus patrocinadores e além de tudo um bom relacionamento com o Burti fora da pista. E em toda minha carreira nunca agredi um companheiro. O problema é que as pessoas que me viram saindo do carro e indo na direção do carro dele interpretaram erradamente que eu iria agredi-lo, e vieram me segurar. Nem cheguei perto do Burti, e na hora ele nem soube do que aconteceu. Seria uma injustiça muito grande eu ser excluÁ­do e ficar de fora da disputa pelo campeonato por uma coisa que efetivamente eu não fiz e nem tive a intenção de fazer”, disse.

Ele, entretanto, sabe que chegar ao tÁ­tulo ainda é difÁ­cil. “Mesmo recuperando estes pontos ainda estou em quinto lugar no campeonato e tenho que vencer em Interlagos se quiser pensar no tÁ­tulo. E é isso que vou fazer: partir com tudo para ganhar, e depois fazer cálculos. É uma pista onde consegui minha primeira vitória e me sinto muito bem”, conclui Camilo.

O programa do domingo marca ainda a final da Stock Car V8 Light, que já tem o piloto Marcos Gomes como campeão de 2006, mas que promete muita disputa pelo vice-campeonato. Daniel Landi, Daniel Serra e Rafael Daniel seguem na briga pelo segundo lugar na categoria de acesso da Stock Car Brasil. Já na Stock Jr., ainda falta a definição da classe Master, já que Felipe Polehtto venceu na Pro por antecipação. Os pilotos Linneu Linardi, Jason Oliveira e Amilcar Collares estão na disputa pelo tÁ­tulo.