Stock: Xandinho Negrão confirma “estreia” em Interlagos

Quase 100% recuperado, piloto da Medley/Full Time Sports só teme falta de ritmo

Em processo final de recuperação da clavícula esquerda, fraturada no acidente nos treinos livres em Piracicaba em fevereiro, Xandinho Negrão está praticamente apto a disputar a segunda etapa da Stock Car neste fim de semana em Interlagos. Na abertura do calendário, em Curitiba, o piloto da Medley/Full Time Sports recebeu liberação médica para fazer apenas uma participação mínima. Xandinho deu poucas voltas na sexta-feira, completou dois giros na tomada classificatória do sábado e na corrida largou dos boxes para em seguida retornar à garagem da equipe.

Nos últimos dias, Xandinho intensificou o tratamento fisioterápico, com ênfase nos trabalhos com elástico e massagens. “Vou para a prova em condições muito melhores do que em Curitiba. Estou quase 100%. Talvez sinta um pouco de falta de ritmo, mas acredito que voltarei a ser competitivo”, afirmou. O campineiro de 25 anos vem mostrando recuperação bem mais acelerada que as previsões iniciais. Os médicos creditam a evolução à idade do piloto e à sua ótima condição atlética. “O fato de ser jovem e levar a sério o condicionamento físico ajudaram bastante”, acrescentou.

Embora limitada ao mínimo necessário, a presença de Xandinho na capital paranaense acabou sendo proveitosa. “Sabíamos que seria difícil, praticamente impossível, completar a prova em Curitiba. Então, decidimos pensar no campeonato, usando a etapa como um dos dois descartes obrigatórios desta fase seletiva aos playoffs e economizar pneus. O lado ruim é que tive bem menos contato com o carro do que os demais pilotos.”

Xandinho passou por novos exames nesta quarta-feira que ratificaram o quadro animador revelado pelos testes anteriores. Amanhã, no breve e único treino de 25 minutos que cada piloto poderá fazer em Interlagos, Xandinho espera confirmar a expectativa otimista em relação ao carro preparado pelo diretor-técnico Maurício Ferreira. No Paraná, o companheiro de equipe, Marcos Gomes, fez a pole. “Marquinhos tinha ritmo para ganhar, não fosse pelos problemas que enfrentou no pit stop”, lembrou. Gomes largou na frente também na mais recente passagem da Stock Car por Interlagos, na Corrida do Milhão realizada em agosto passado.

Sobre o novo formato dos treinos, que entra em vigor a partir desta etapa, Xandinho disse que a Stock Car vem sendo palco de uma antiga batalha entre aqueles que reivindicam a liberalização os treinos, especialmente os pilotos, e os que defendem uma política restritiva em nome da contenção de custos, notadamente algumas equipes e a própria organização da categoria. “É ruim andar tão pouco na sexta-feira. Em compensação, talvez seja possível se preparar melhor para a classificação com dois treinos no sábado. No fundo, é apenas mais uma mudança, como tantas outras que já ocorreram. E, como das vezes anteriores, é só questão de se acostumar.”

A programação da Stock Car em Interlagos ficou assim:

6ª-feira

15h40 às 16h05 – Grupo 1
16h15 às 16h40 – Grupo 2

Sábado

09h00 às 09h50 – Grupo 1
10h00 às 10h50 – Grupo 2

11h55 às 12h45 – Grupo 1
13h00 às 13h50 – Grupo 2

15h10 às 15h50 – Treinos classificatórios

Domingo

11h03 – Largada (50 minutos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *