Super Fórmula 2.0: Instituto Mauá será responsável pela manutenção dos motores

O Instituto Mauá de Tecnologia estréia na Super Fórmula 2.0, a mais nova categoria do mundo da alta velocidade. Na última quarta-feira (18), a Mauá assinou contrato de apoio ao evento com a Medrar, empresa idealizadora e promotora da competição.

A instituição de ensino, por meio do Centro de Pesquisas, ficará responsável pela equalização e manutenção dos motores dos carros participantes. Posteriormente, a Mauá executará, também, a conversão dos motores a gasolina para o combustível etanol, um dos diferenciais dessa competição, que tem na sustentabilidade um de seus principais alicerces. A competição substitui a Fórmula Renault, encerrada em 2006.

A primeira prova da categoria Super Fórmula 2.0 está marcada para o dia 08 de março no Autódromo de Interlagos. No total, serão dez etapas, todas disputadas em Interlagos. Depois da equalização e da lacração dos motores, as equipes só poderão utilizar os equipamentos nos treinos oficiais que antecedem cada prova.

O uso do etanol como combustível oficial da competição promete atrair a atenção dos aficionados pela alta velocidade, dentro e fora do País. “Iremos projetar a categoria mundialmente por ser a única categoria de monopostos brasileira com tecnologia  mundial  a correr com biocombustível proveniente  da cana-de-açúcar”, assinala a organização. As primeiras etapas ainda serão disputadas com gasolina, mas durante o campeonato será feita a conversão.

Sustentável – O Super Fórmula 2.0 comporá a programação do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto, passando a integrar o calendário automobilístico paulista a partir de 2009. A expectativa dos organizadores é realizar um campeonato de ponta no País, que atraia pilotos em busca de uma evolução entre o Kart e o mundo da Fórmula 1. Além disso, os organizadores esperam contribuir para a melhor formação de pilotos e profissionais de Box e revelar novos talentos, uma tradição brasileira no mundo da velocidade.

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