Super GT: Categoria tem novidades, Tufão e classificação igual Á  Fórmula 1

Brasileiro fez o 15º tempo no treino livre de sexta-feira.

As atividades dos 300 km de Motegi, sétima etapa do Campeonato Japonês de Super GT que será realizada domingo (09/9), começaram com duas novidades. A primeira foi nesta sexta-feira (07/9), quando a primeira sessão de treinos livres não foi realizada, por causa das intempéries que assolaram o Japão nesta semana. “Foi um dia normal… Teve um tufão ontem a noite e hoje cedo. Daqueles…”, contou o brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan), aparentemente já acostumado com esta situação depois de quase quatro anos residindo naquele paÁ­s.

Para estas três últimas etapas do mais importante campeonato de GT da Ásia, será implantado um novo sistema de treinos classificatórios. A partir deste sábado (08/9), a segunda sessão de classificação será dividida em três partes, com processo de eliminação dos carros mais lentos, a exemplo do que acontece na Fórmula 1, onde só os mais rápidos continuam na pista para os dois últimos prosseguimentos. “Espero poder melhorar um pouco e ficar entre os 12 melhores. Se passarmos do primeiro grupo e entrarmos na relação dos 12 primeiros, já vai estar bom”, torce João Paulo, que mesmo ficando com o 15º no treino livre, sabe que o sinuoso circuito de 11 curvas nos 4.801 metros do Twin Ring Motegi não dificulta as ultrapassagens.

O mais rápido na primeira atividade foi o Toyota Lexus SC430 da dupla japonesa Tora Takagi/Yuji Tachikawa, com 1min46s104 (média de 162,91 km/h). Liderando o campeonato, o Honda NSX de Ralph Firman (IRL) e Daisuke Ito (JAP) ficou com o nono tempo. João Paulo e o japonês Seiji Ara, com Nissan Fairlady Z, foram cronometrados em 1min47s572. “Os tempos estão mais próximos se compararmos com o ultimo teste coletivo que a categoria fez. Então, fizemos um pequeno avanço nos pneus. Estamos a dois décimos dos 10 primeiros”, contou o brasileiro, um dos dois únicos representantes da fábrica Yokohama. “Melhoramos um pouco a construção dos pneus dianteiros e isso corrigiu bastante a frente do carro, agora temos um pouco de problemas com a traseira”.

Os melhores tempos no treino livre dos 300 km de Motegi foram:
1. Toranosuke Takagi (JAP) / Yuji Tachikawa (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min46s104
2. Ryo Michigami (JAP) / Takashi Kogure (JAP), Honda NSX, 1min46s261
3. Michael Krumm (ALE) / Tsugio Matsuda (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min46s570
4. Loic Duval (FRA) / Fábio Carbone (BRA), Honda NSX, 1min46s789
5. Katsutomo Kaneishi (JAP) / Toshihiro Kaneishi (JAP), Honda NSX, 1min46s887
6. Dominik Schwager (ALE) / Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX, 1min46s922
7. Benoit Treluyer (FRA) / Kazuki Hoshino (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min46s954
8. Richard Lyons (IRL) / Satoshi Motoyama (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min47s094
9. Ralph Firman (GBR) / Daisuke Ito (JAP), Honda NSX, 1min47s188
10. Andre Couto (POR) / Katsuyuki Hiranaka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min47s423
11. Andre Lotterer (ALE) / Juichi Wakisaka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min47s430
12. Takeshi Tsuchiya (JAP) / Manabu Orido (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min47s489
13. Sebastien Philippe (FRA) / Masataka Yanagida (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min47s518
14. Bjorn Wirdheim (SUE) / Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min47s569
15. João Paulo de Oliveira (BRA) / Seiji Ara (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min47s572
16. Peter Dumbreck (GBR) / Naoki Hattori (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min47s596