Super GT: João Paulo de Oliveira otimista para a abertura da temporada neste domingo

Começa neste fim de semana (14-16/03) a temporada 2008 do automobilismo para o brasileiro João Paulo de Oliveira. O conhecido autódromo de Suzuka recebe a prova de abertura do Campeonato Japonês de Super GT, a principal competição de Gran Turismo do Oriente. O paulistano espera bons resultados logo no começo do ano. “Bom, acredito que essa temporada começa bem mais positiva do que em 2007. No ano passado iniciamos com o carro velho. Já agora estamos com tudo no prazo e atualizados”, explica. As atividades começam nesta sexta-feira (14), com os primeiros treinos livres.

João Paulo de Oliveira parte para sua terceira temporada na categoria, sempre vinculado à Nissan. Neste ano a principal novidade é a introdução do novíssimo modelo GT-R. Com melhorias na distribuição de peso, no centro de gravidade, velocidade em curvas e temperatura interna, o novo carro é a aposta e a esperança da montadora para brigar novamente pelo título. “O novo Nissan GT-R é um carro mais estável do que o Fairlady Z e nos testes até agora ele se mostrou bastante confiável, raramente tivemos algum problema. Portanto, estou confiante de que possamos lutar por posições melhores do que no ano passado”, conta JP, como ele é conhecido no Japão.


 


Além das melhorias que o GT-R traz no chassi, os engenheiros da fábrica trabalharam durante a inter-temporada no desenvolvimento do motor. “Também já contaremos com a última versão do motor nesta corrida inicial. Ele ganhou mais potência em baixas rotações. Por isso, o giro será mais limitado do que o anterior, pois teremos mais torque pra usar”, aponta João Paulo. As novas características do propulsor requerem alguns ajustes no carro, mas isso não incomoda o brasileiro. “Em virtude disto a relação de marchas deve mudar um pouco, mas já temos a base porque a Nismo (divisão de competições da Nissan) já testou o motor, então, acredito que sairemos bem próximo do ideal”, completa.


 


Com todas as melhorias que a Nissan trouxe para 2008, a única coisa que preocupa João Paulo são os pneus. “Ainda dependemos do pneu para termos um desempenho excelente. A Yokohama se esforçou no inverno para desenvolver mais nossos pneus, porém ainda temos muita dificuldade no frio. Precisamos torcer pra derreter o asfalto”, brincou o brasileiro. “Mas acho difícil para esta corrida. A previsão é entre 5 e 15 graus pros três dias, e para sexta-feira será chuva …”, avisa João Paulo, que no ano passado venceu a prova da Malásia, justamente a etapa mais quente do ano.


 


Em sua terceira temporada na categoria, o piloto de 26 anos compete novamente pela Kondo Racing. Ele divide o bólido mais uma vez com o japonês Seiji Ara, que tem experiência de cinco temporadas na categoria e um triunfo nas tradicionais 24 horas de Le Mans.


 


Neste sábado (15) acontece o treino classificatório, que este ano introduz o formato de Super Classificação, bastante semelhante ao usado na Fórmula 1. A corrida de domingo (16) em Suzuka terá a duração de 300km.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *